Linux Mint 14 “Nadia” não terá Gnome Shell

Share

Os desenvolvedores do Linux Mint revelaram o nome da próxima edição da sua distribuição Linux, que inclusive é uma das mais usadas no mundo. O Linux Mint 14 será chamado de Nadia, e está programado para ser lançado no final de novembro do corrente ano (2012).

Seu nome é inspirado na Trilogia Marciana de Kim Stanley Robinson, onde ‘Nadia’ Nadezhda Chernyshevski é a melhor amiga de Maya (personagem que deu o nome a atual versão do Linux Mint).

Uma das primeiras notícias que a equipe de desenvolvimento confirmou, e que vai deixar muita gente com “raiva”, é que esta versão não terá o Gnome Shell por padrão. Os usuários do “Nadia” que desejarem utilizar o Gnome Shell na distribuição terão que instalar manualmente através dos repositórios.

Isso é um pouco “antagônico”, tendo em vista que o Ubuntu, distribuição que baseia o Linux Mint e que decidiu abandonar o Gnome a algum tempo, voltou atrás e está desenvolvendo uma versão do Ubuntu 12.10 com Gnome Shell, enquanto que o Linux Mint, que angariou vários usuários do Ubuntu após o mesmo ter largado o Gnome, decide “andar para trás”.

Outra informação, que por hora ainda não está muito clara, é sobre o gerenciador de arquivos do “Nadia”. Segundo Clement Lefebvre, fundador do Linux Mint, existe a possibilidade da versão vir com o Nautilus antigo (3.5.x), porém ele ainda prefere utilizar o Nemo.

Mais informações sobre o Linux Mint 14 “Nadia”, você lê no blog oficial do Linux Mint, aqui.

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.

  • Charles

    Obrigado Vinícius… Começando agora no mundo linux, gostei bastante do mint.

  • Charles

    E como instalar o Gnome shell no mint 14?
    Pode me ensinar?

    • Vinícius Vieira

      Olá Charles!

      Simples:

      sudo apt-get install gnome-shell gnome-session gnome-tweak-tool

  • Além da saída do Unity, essa versão do Ubuntu com Gnome, terá algumas aplicações e características diferentes da sua distro principal, como por exemplo: Sai o LibreOffice e entra no seu lugar o Abiword e o Gnumeric, ao invez do tema padrão, é muito provável que tenhamos o Adwaita no seu lugar e quem sabe o Evolution entra no lugar do Thunderbird.