Ligando e desligando seu Linux automaticamente

Vinícius Vieira 13/08/2012 8
Ligando e desligando seu Linux automaticamente
Share

bannerUm das coisas que mais comuns na informática é quando colocamos nosso PC para “trabalhar pra nós”. Isso é tão comum e tão usado que as vezes nem percebemos que isso acontece. Quer um exemplo? O ambiente de desktop que você está utilizando agora. O fato de clicar com o mouse em um ícone e abrir um programa ou aplicação é na verdade “um atalho humano” para uma série de comandos via terminal que estão sendo executados em segundo plano.

A dica de hoje tem o objetivo de automatizar um pouco mais a sua vida:

Imagine chegar em casa todo dia e seu PC já estar ligado e pronto para ser usado, sem precisar deixá-lo ligado durante o tempo que estiver fora? Seria legal né? Para esta e outras infinitas finalidades que você possa pensar, hoje vamos lhe apresentar a ferramenta rtcwake.

Ele é um utilitário de linha de comando que está presente nas principais distribuições Linux e tem por finalidade programar tipos de hibernação e reinício do sistema, de forma automática. Vamos por a mão na massa:

Abra seu terminal e execute:

rtcwake

E será mostrada a saída abaixo:

Nesta imagem podemos ver a sintaxe básica do rtcwake, onde por exemplo, para colocar seu PC para hibernar e reiniciar após 60 segundos, você deveria usar o comando abaixo:

sudo rtcwake -m disk -s 60

Simples né? A opção “-m” aceita as seguintes opções:

  • standby - pequena economia de energia e reinício do sistema de forma rápida
  • mem – suspender para a memória RAM
  • disk - suspender para o disco. Seu PC será desligado e reiniciado da forma que estava quando ligado e o consumo de energia é quase 0.
  • off – desligar o computador completamente

Bom, se você quiser colocá-lo para hibernar a noite (sem consumir energia praticamente) e reiniciar somente na hora que você volta do trabalho (por exemplo às 19h), use esta sintaxe:

sudo rtcwake -m disk -t  19:00

Você pode fazer muitas outras coisas com o rtcwake, incluindo transformar seu PC em um despertador! É incrível!

Consulte a página de manual da ferramenta e descubra as infinitas suas possibilidades:

man rtcwake

Mas vem cá, e se eu quiser programar somente o desligamento do meu PC, tem como? É claro!

Isso pode ser feito com o comando shutdown (que inclusive é objetivo dos exames da LPI), como por exemplo:

shutdown -h 12:00

Onde seu PC será desligado às 12h, ou

shutdown -h +20

Onde seu PC será desligado daqui a 20 minutos.

Para maiores informações, consulte as páginas de manual da ferramenta

man shutdown

PUBLICIDADE

Clique Aqui

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+. Se você usa ORKUT, nós também estamos lá, inclusive no IDENTI.CA e Linkedin.

  • Fabio

    Parabéns pelo seu post, salvei nos favoritos e tem sido muito útil!

  • Márcio

    Olá amigo, quero desligar a desligar todos os serviços da maquina as 20:00 horas e ligar automaticamente as 07:00 horas, mas queria que isso ficasse programado todo dia, já aos domingos todo dia… Tem como me ajudar?

  • van

    tentei fazer aqui mas apareceu essa mensagem: rtcwake: failed to parse time_t value: ’04:00′ o que pode ser?

    • Vinícius Vieira

      Olá Van!

      Vc digitou a opção -t antes de 04:00, assim:

      sudo rtcwake -m disk -t 04:00

      ????

  • john

    Nunca usei o Sistema Operacional Linux por acha-lo um pouco complicado, mas me disseram qué é muito bom, princiapalmente, porque não utiliza-se anti-vírus. Isso é verdade…..?! Me disseram que “ele”( O Linux) tem uma proteção pessoal que detecta invasores. Me falaram também que se consegue baixar(downloads) musicas, filmes, jogos, programas e etc p/ baixar ou ate mesmo Cds por ele?! Verdade isso !? Eu pensava que isso era só o Windows que fazia…e que o Linux era muito limitado. Falaram-me para não usá-lo porque era muito complicado e dificil de compreender..Bom !Já se consegue fazer muita coisa com o Linux! Se isso for verdade …talvez eu vá p/ o seu Sistema Operacional e fique livre de Programas de anti vírus…

    johntravis71@hotmail.com . Me digam se isso é verdade; gostaria muito de saber. Acredito que estou desatualizado quanto ao Linux. Obrigado !

    • Adilson

      Sim meu amigo John é tudo verdade o que pergunta, não precisa de antivirus, desfragmentador nem limpador, você baixa o que quiser com ele, tenho o Ubuntu instalado e assisto filmes Bluray com ele, antes usava o Windows, agora acostumei tanto com o Linux que tenho ele no meu Note e Desktop, o Windows nem consigo usar mais, até para desligar o Linux é mais rápido, não que o Windows seja ruim, mais o Linux faz tudo sem o menor problema e você pode personalizá-lo a vontade.
      Não manjo muito de linha de comando, mais ele o Ubuntu possui uma central de software que você instala milhares de programas com apenas 2 cliques.
      Pra você que é iniciante, os mais fáceis de usar atualmente pra mim são : Linux Mint, Ubuntu e Opensuse.

      Abrçs!

  • alexsandro

    mas esse comando somente é válido para Ubuntu????

    • Vinícius Vieira

      Olá Alexsandro!

      O rtcwake faz parte das principais distros linux, e no caso do shutdown, ele está em todas as distribuições.

      Att.