Kaspersky e Policia Holandesa se unem contra Ransomware

Share

Você foi infectado com o insidioso CoinVault ou Bitcrypt ransomware?

Caso você ainda desconheça o termo, ransomware é um espécie de malware que restringe o acesso a um sistema ou a um conjunto de dados e cobra um resgate para que o acesso a essas informações possa ser restabelecido. Se fôssemos comparar com um crime fora do cenário virtual, seria um sequestrador que pede algum valor em resgate para libertar determinada vítima.

Se você foi fica tranquilo pois parece que existe uma solução já, uma boa notícia para você.

Agora você pode recuperar seus arquivos criptografados. Graças aos esforços da polícia holandesa e a fabricante de antivírus Kaspersky Lab.

Pesquisadores de segurança da Kaspersky Lab e do Ministério Público holandês obteve na ultima semana um conjunto de chaves de criptografia de comando e controle (C & C) relacionadas aos servidores usados por duas ameaças de ransomware – CoinVault e Bitcrypt.

Voltando à iniciativa da Kaspersky, tudo teve início quando o NHTCU conseguiu ter acesso a um banco de dados de chaves de decodificação do CoinVault, que é um tipo de ransomware que afeta os sistemas Windows, criptografando os arquivos para que os seus legítimos donos não possam acessá-los. Esse banco de dados foi repassado para a Kaspersky, para que seja desenvolvida uma ferramenta que ajude os usuários a desbloquearem arquivos criptografados e restaurar o sistema. Para você ter ideia do poder do CoinVault, desde o seu lançamento (novembro de 2014), já são mais de 7.000 computadores com Windows vítimas desse malware. Só na Holanda!

A ferramenta do Kaspersy junto com a NHTCU é uma grande iniciativa para combater massivamente a ameaça, mas não é infalível, já que a unidade de crimes virtuais não conseguiu capturar todas as chaves do CoinVault. Mas a procura continua.

A ferramenta intitulada Ransomware Decryptor já pode ser baixada direamente no site da Kaspersky.

 

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.

  • Ótimo post.Este blog é excelente. Se diferencia dos demais diversificando o conteúdo e não focando em um determinado assunto, como a grande maioria faz.

    • Joabe Guimaraes Kachorroski

      Estamos aqui para fazer o melhor para os leitores e trazer os assuntos que mais estao sendo falado e deixando nossos leitores atualizados, obrigado amigo Evânio.