Jogando Super Mario Bros no Linux [game]

Share
banner

Olá pessoal!

No post de hoje vamos dar duas dicas para você jogar Super Mario Bros no Linux: uma em modo texto (sim, Super Mario no terminal!!!) e outra em modo gráfico.

Super Mario em modo texto

Os alunos da FATEC de Carapicuíba – SP desenvolveram um projeto super bacana do Mario em Shell Script, onde você roda o game via terminal e consegue jogar normalmente. Assista o vídeo abaixo e veja o game em ação:

Para executar, primeiramente baixe o projeto clicando aqui, porém não há os sons do jogo (worldcleared.ogg, flagpole.ogg, timewarning.ogg, gameover.ogg, die.ogg, world1-1.ogg, jump.ogg, brick.ogg, coin.ogg, up.ogg, stomp.ogg).

Após baixar, descompacte o arquivo usando um navegador de arquivos gráfico (como nautilus ou dolphin), ou tenha instalado em sua distro o comando unzip, e execute no terminal, e depois acesse o diretório:

$ unzip mario_bros_shellscript.zip -d mario-bros
$ cd mario-bros/

Após descompactar o arquivo, acesse o diretório pelo terminal e execute o aplicativo:

$ ./mario.sh

Agora é só se divertir!

(fonte)

 

Super Mario em modo gráfico

Como você deve saber, o código fonte do jogo é de propriedade da Nintendo e não está disponível para Linux, porém existe um projeto Open Source com um design baseado no Mario: o Secret Maryo Chronicles e ele está disponível no repositório das principais distribuições Linux.

Para instalar no Debian, Ubuntu ou Linux Mint execute:

$ sudo apt-get install smc smc-data smc-music

Para instalar no Fedora, adicione o repositório:

$ wget download1.rpmfusion.org/free/fedora/rpmfusion-free-release-20.noarch.rpm

Instale o repositório:

$ sudo rpm -Uvh rpmfusion-free-release-stable*rpm

Instale o jogo:

$ sudo yum install smc smc-music

Para outras distribuições acesse aqui.

Conclusão

Existe ainda outros projetos como o Super Mario Python (que obviamente roda em Python) além destes que abordamos. Se você sabe de mais algum, compartilhe conosco nos comentários.

Até a próxima!

PUBLICIDADE


Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.

Sobre o Autor

Blogueiro, fundador do Blog Seja Livre, Nerd inveterado, louco por Linux e músico nas horas vagas. Atualmente é o Editor Chefe, Consultor de SEO e Webdesign do Seja Livre, e possui algumas certificações em Linux e Administração de Redes.