Instalar novas fontes no Ubuntu

Share
banner

Se você trabalha com artes design gráfico e usa Ubuntu, com certeza já se deparou com situações em que precisa de novas fontes para no seu sistema.

Dependendo do software que você use, a instalação de fontes pode ser diretamente nele (pra facilitar), como é o caso do GIMP. Porém estas fontes só ficarão disponíveis para este software.

E como fazer pra instalar novas fontes diretamente no Ubuntu e deixá-las disponíveis para todos as aplicações?

Passo 1 – Baixar as fontes

Isso é meio óbvio né… rs. Existem vários bons sites pra você baixar fontes, como o netfontes.com.br por exemplo. As extensões dos arquivos de fonte são padrões independente do sistema operacional (.ttf), logo pode baixar sem medo que vai funcionar no seu Ubuntu.

 

Passo 2 – Instalação individual

Se você quer instalar apenas uma fonte, é muito simples. Basta dar um duplo-clique no arquivo que você baixou e clicar em instalar:

fontes

Passo 3 – Instalação sob demanda

Se você precisa instalar várias fontes no seu sistema fica mais fácil fazer da forma que vamos explicar abaixo.

Abra seu terminal e vá para o diretório de downloads:

cd ~/Downloads

Agora mova (ou copie) o arquivo da fonte que você baixou para o local padrão de fontes no Ubuntu:

sudo mv font.ttf /usr/share/fonts/

Feito isso você te duas opções: reiniciar o seu sistema (coisa de Windows?!) ou rodar o comando abaixo para que as fontes estejam disponíveis:

sudo fc-cache -v -f

Se por acaso você estiver com algum software que quiser usar as novas fontes aberto, por favor reinicie-o.

Viu como é fácil?

PUBLICIDADE


Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.

Sobre o Autor

Blogueiro, fundador do Blog Seja Livre, Nerd inveterado, louco por Linux e músico nas horas vagas. Atualmente é o Editor Chefe, Consultor de SEO e Webdesign do Seja Livre, e possui algumas certificações em Linux e Administração de Redes.

  • Ana Ramirez

    Eu tenho 1600 fontes, vou ter que realizar esse passo 1600 vezes? Porque aqui, quando faço o passo do “… mv font.ttf”, ele diz que o arquivo não foi encontrado. Ou seja, vou ter que fazer isso 1600 vezes? e_e

    • Willians Da Silva

      Suas 1.660 fontes estão em uma pasta, correto? Renomeie essa pasta com o nome font.ttf ou no comando altere o nome sudo mv NOME DA PASTA ONDE ESTÃO SUAS FONTES /usr/share/fonts/.

  • valeu pelas dicas, não sabia do “sudo fc-cache -v -f”
    dá pra adicionar fontes criando uma pasta chamada /home/usuario/.fonts também

  • M1209

    quais fontes vc usou nessa imagem?