Instalando pacotes no Fedora utilizando o modo gráfico

Deividson Ludolf 09/07/2012 3
Instalando pacotes no Fedora utilizando o modo gráfico
Share

bannerExiste aqueles usuários que não suportam o “terminal de texto” para realizar as tarefas de instalação/desinstalação de pacotes. Entretanto, como em algumas distros que possuem o  Synaptic, o Fedora utiliza o PackageKit como gerenciador de pacotes e atualização.

Clique aqui e saiba como atualizar e instalar tudo que é necessário e fundamental par ao seu Fedora

O PackageKit é uma aplicação para Adicionar/Remover pacotes através de uma interface em modo gráfico. Para instalá-lo, abra seu terminal (como root) e digite:

yum install PackageKit gnome-packagekit

E ele está instalado e configurado. Sua interação é batante simples: para encontrar e instalar novos pacotes a partir do menu Atividades na Área de Trabalho  em Aplicações > Sistema > Ferramentas > Adicionar/Remover Software. Ou se preferir utilize a combinação de teclas ALT+F2 e digite:

gpk-application

E você abrirá o aplicativo. Viu como é simples?

A interface de gerenciamento (o “gpk-application”) é bastante simples e intuitiva. Os pacotes são organizados em categorias, com um campo de busca e algumas opções de filtros de exibição, que permite exibir apenas os pacotes instalados ou apenas pacotes com aplicativos gráficos, por exemplo:

Existe também uma função que auxilia na configuração de repositórios: “Sistema >  Fontes de programas“, mas o PackageKit se limita a mostrar os repositórios já configurados e permitir que você os ative ou desative, sem entretanto oferecer opções para adicionar ou remover os repositórios, o que precisa ser feito manualmente:

Adicionar/Remover pacotes 

Se você quer instalar um pacote específico (por exemplo,htop) digite no campo de busca o pacote desejado e clique em localizar. O PackageKit irá realizar a busca ao encontrar somente “marque” o pacote e clique em aplicar.  Outra função interessante do PackageKit é que ele vem habilitado para instalar o Yum gupo de pacotes. Clicando em Coleção de pacotes (primeiro da categoria de atualização de software) você pode escolher o grupo de pacotes a ser instalado, conforme figura abaixo:

 Porém, mesmo apresentando as funcionalidades do PackageKit e você não se adaptou e bateu aquela saudade do Synaptic, o mesmoencontra-se diponível nos repositórios Fedora:

yum install synaptic

Entretanto, no universo linux é cercado de diversas  opções , assim nos levando a uma terceira opção: o Yumex (Yum Extender) que será objeto de estudo para nosso próximo post.

Fonte

PUBLICIDADE

Clique Aqui

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+. Se você usa ORKUT, nós também estamos lá, inclusive no IDENTI.CA e Linkedin.

  • http://Seusite... FraterLinux

    Quando possível, escreva um artigo sobre Mageia que é comunitária e feita pela comunidade para comunidade de usuários GNU/LINUX!!!

  • http://Seusite... Mari

    Quando usava o Fedora sentia muita falta do Synaptic, mas nunca ousei instalá-lo por medo de alguma incompatibilidade.

  • http://Seusite... ask4n

    Não conhecia o PackageKit.
    E quanto ao Yum Extender: Já o testei. Não perde em nada nada para o Synaptic mas eu prefiro o bom e velho terminal ;-)