Instalando o Unity no Linux Mint 13 “Maya”

myunity
Share
banner

Você deve estar se perguntando: se o Linux Mint já é baseado no Ubuntu  sem o Unity, por que alguém iria querer instalar o Unity nele? É só usar o Ubuntu então!

Realmente você está certo, porém apesar do Linux Mint ser baseado no Ubuntu, ele não é um “simples Ubuntu com outro ambiente de desktop”, o Linux Mint tem se tornado um Sistema Operacional completo, e que tem angariado muitos usuários Linux, e inclusive do próprio Ubuntu.

Sobre o Unity vocês já sabem meu posicionamento. Eu adoro este ambiente de desktop, tendo em vista as inovações que ele trouxe, nos dando um nível de interação com aplicações online fantástico. Mas vamos ao tutorial.

Abra seu terminal e digite:

sudo apt-get install ubuntu-desktop

Durante a instalação o sistema irá perguntar qual o gerenciador de login você deseja usar. Deixe marcado a opção LigthDM, que é o gerenciador de login padrão do Ubuntu. Após o término da instalação, reinicie sua máquina.

MyUnity

Uma das coisas que o Unity deixa a desejar (nada é perfeito né..) é no quesito customização. Porém para isso temos diversas aplicações interessantes como o Ubuntu Tweak e o MyUnity. Aqui lhe mostrarei como instalar o MyUnity, tendo em vista que, como estamos usando o Linux Mint, precisamos efetuar algumas alterações no nosso sistema.

Abra seu terminal novamente e digite:

su

wget https://launchpad.net/myunity/trunk/3.0/+download/myunity-3.1.5.tar.gz

tar -zxvf myunity-3.1.5.tar.gz

cd ./myunity-3.1.5/

apt-get install gambas2-dev gambas2-gb-gtk gambas2-gb-form gambas2-gb-gtk-ext build-essential vim-nox

Baixado o MyUnity e instalado as dependências, vamos fazer a alteração que comentei entes de compilar o MyUnity. Abra o arquivo Main.module, que está no diretório em que nós estamos (/root/myunity-3.1.5/), com seu editor de texto preferido, e procure pela linha Uversion = Right$(Tmp_split[1],  5). Você vai substituí-la pelo conteúdo abaixo:

Uversion = “12.04” ’Uversion = Right$(Tmp_split[1],  5)

Salve e saia do arquivo. Agora sim podemos compilar o MyUnity para o nosso Linux Mint:

make
make install
exit

Ok. Nosso Unity e o MyUnity estão instalados em nosso Linux Mint. Ao tentar abrir o MyUnity nas primeiras vezes você irá reparar que ele mostrará um erro. Não se preocupe, pois este erra irá sumir.

Ahh, lembrando que para executar o MyUnity você deve abrir um terminal e digitar

myunity

com seu usuário logado no desktop (não pode ser com o root). E se você quiser, ainda pode criar um atalho para ele no lançador do Unity com o MenuLibre.

Pessoal, essa é mais uma implementação que mostra as infinitas possibilidades do mundo livre. Provavelmente você poderá encontrar erros e bugs utilizando o Unity no Linux Mint, tendo em vista que os desenvolvedores do Linux Mint deixaram o seu sistema pronto para ser usado com o KDE,Cinnamon, MATE e XFCE.

Com informações daqui

PUBLICIDADE


Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+. Se você usa ORKUT, nós também estamos lá, inclusive no IDENTI.CA e Linkedin.

  • http://twitter.com/richelmy Paladino das Cocotas

    Unity aumentou minha produtividade e espaço na pequena tela do netbook, mas pra usar Unity no Mint é melhor ficar no Ubuntu, só vai encher o sistema de pacotes sem uso mesmo.

  • Luiz

    Eu desisti do unity. Tive muita expectativa com a versão 12.10, mas foi pura decepção… Usar um sistema cheio de instabilidade e bugs é inaceitável. Quando o ubuntu melhorar (espero que ocorra na versão 13.04), aí volto a usá-lo. Por enquanto, estou usando o cinnamon e muito satisfeito com o sistema. Até instalei a versão do Mint “Mate” no notebook de minha esposa e ficou muito bom: leve, fácil de usar, configurável, estável e muito bonito.

  • Willian

    Alexandro.. tem sim como instalar o gnome-shell no Linux Mint 13, eu uso particularmente!

    Va no terminal e digite:

    sudo apt-get install gnome-shell*
    sudo apt-get install gnome-tweak-tool
    sudo apt-get install gnome-session gnome-shell

    Pronto!

    Reinicia o pc e muda a sessao para o gnome-shell ;)

  • alexsandro

    tem a possibilidade de instalar o gnome-shell em vez do unity?

  • http://veiadigital.com.br netto

    Se tem uma coisa que eu odeio no Ubuntu é o Unity, mas a idéia é bacana…