Instalando o Cairo Dock no Lubuntu 12.10

Vinícius Vieira 02/04/2013 4
Instalando o Cairo Dock no Lubuntu 12.10
Share

bannerO Lubuntu é um dos “sabores” do Ubuntu que roda o ambiente gráfico LXDE, o qual é amplamente conhecido por ser leve e completo.

Hoje vamos abordar a instalação do Cairo Dock (um dos docks mais usados no universo Linux) no Lubuntu 12.10, bem como a correção do “banner preto” ao fundo do Cairo Dock no Lubuntu.

Vamos a instalação. Abra seu terminal e execute os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:cairo-dock-team/ppa

sudo apt-get update

sudo apt-get install cairo-dock cairo-dock-plug-ins

O Cairo Dock está nos repositórios do Ubuntu, porém a versão não é a mais atualizada, logo recomendamos realizar o procedimento acima para instalar.

Após a instalação, você irá em “Sistema” >> “Cairo-Dock” (tanto faz a opção com OpenGL ou não) e irá habilitá-lo na sua Área de Trabalho, e irá se deparar com a imagem abaixo:

2013-04-02-125340_1024x600_scrot

O que ocorre? O lubuntu, por padrão, não tem nenhum gerenciador de composição (como o Compiz, por exemplo), e logo não consegue lidar com a transparência do Cairo Dock.

Para corrigir isso, iremos instalar o Xcompmgr, que apesar de ser bem simplificado se comparado ao Compiz, atenderá nossas necessidades. Vamos lá:

sudo apt-get install xcompmgr

Agora iremos criar um executável para iniciar o gerenciador na inicialização do sistema (eu costumo utilizar o editor de textos Vim, porém fique à vontade para utilizar o que estiver mais acostumado:

nano /etc/xdg/autostart/xcompmgr.desktop

Copie e cole o conteúdo abaixo:

[Desktop Entry]
Encoding=UTF-8
Type=Application
Name=xcompmgr
Name[en_US]=xcompmgr
Exec=xcompmgr
Comment[en_US]=
StartupNotify=true

Agora reinicie seu computador e veja a mágica! :)

2013-04-02-125036_1024x600_scrot

PUBLICIDADE


Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+. Se você usa ORKUT, nós também estamos lá, inclusive no IDENTI.CA e Linkedin.

  • Carlos Guilmour

    nao estou conseguindo salvar o arquivo, ele diz permisao negada para salvar o arquivo xcompmgr.desktop, alguem pode me ajudar

  • rafaelr Santos

    Antes de tudo gostaria de agradecer pelo post, o mesmo está bastante explicado e fácil de ser compreendido, porém após instalar o cairo no Lubunto 13.10 ele não inicializa sozinho com o SO! Tem como me ajudar ?

  • Lester Kenedy

    Funcionando quase tudo:
    O cinnamon ainda entra com erro:

    Cinnamon just crashed. You are currently running in Fallback Mode. Yes/No

  • Iago Soares

    Muito bom, cara!
    Eu tinha instalado o Cairo só pelo apt-get install e não conseguia fazer ele iniciar com o sistema de jeito nehum.
    Ajudou muito, vlw! :D