Instalando a última versão do Chromium no seu Ubuntu

DHqAlnxfo4jlzpwl-s-
Share
banner

O que muita gente confunde (ou não sabe mesmo) são as questões de licenciamento do navegador Google Chrome. Fala a verdade, você já parou pra ler a licença dele quando instalou em sua máquina? Você costuma ler os “Contratos de Licença” ou “Termos de Serviços” dos softwares que instala na sua máquina?

O browser Google Chorme não é Open Source: ele é Livre, ou seja, você pode baixá-lo sem nenhum custo, porém não tem acesso ao seu código fonte e tão pouco tem o direito de alterá-lo. Para maiores esclarecimentos, acesse este link e veja as imagens abaixo onde isto está muito bem explicado nos Termos de Serviços que você assinou ao baixar o Chrome:

O navegador do Google que é Open Source é o Chromium. Muitos também acham que o Chromium é versão do Chrome para Linux, o que também não é verdade.

 

Ele é um navegador Open Source, desenvolvido pelo Google e por uma comunidade de programadores independentes, livre, grátis, e disponível para diversos Sistemas Operacionais, além de servir de base para o Chrome.

Algumas distribuições Linux, como o Ubuntu e o Debian, não colocaram o Chrome em seus repositórios, tendo em vista estas questões legais, e preferiram usar o Chromium. O porém é que nos repositórios não está a versão mais atual do navegador.

Para instalá-la na sua máquina, abra um terminal e adicione o seguinte repositório PPA, instalando-o após em seu Sistema:

sudo add-apt-repository ppa:towolf/crack
sudo apt-get update
sudo apt-get install chromium-browser

E pronto! Você terá a ultima versão disponível no seu Ubuntu (até o momento da edição desta matéria, a última versão estável era a 21).

E se você quer instalar o Google Chrome na sua máquina (Ubuntu, Fedora e Linux Mint), acesse este link e veja como.

PUBLICIDADE


Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+. Se você usa ORKUT, nós também estamos lá, inclusive no IDENTI.CA e Linkedin.