Gerenciando serviços no Fedora 17 – Parte 2

fedora_1
Share
banner

Em um dia distante… comentamos em um post sobre o gerenciamento de serviços utilizando o systemctl. Entretanto, o chkconfig é ainda largamente utilizado nas variantes do fedora. Para não ficar na “onça” com esse comando, iremos abordar sobre essa ferramenta e seus parâmetros.

Usando a ferramenta de linha de comando baseada em texto “chkconfig”

Tradicionalmente, a ferramenta de linha de comando “chkconfig” tem sido utilizada para administração dos  serviços e suas associações nos diferentes níveis de execução. É uma ferramenta de linha de comando eficiente, que você pode utilizar para exibir, diagnosticar ou alterar o início ou a parada de serviços.

Exemplo: Para listar todos os serviços que serão ativados no nível de execução 2, você pode canalizar a saída de chkconfig por meio de um comando “fgrep“, como se segue:

Desabilitando serviços com chkconfig

# chkconfig bluetooth off

Detalhe importante: para ativar troque off e coloque “on”.

Habilitando somente em alguns níveis

O primeiro comando ativa o cron (serviço) para inicializar automaticamente no runlevel 2,3,4 e o segundo desativa o cron nos respectivos runlevel. Lembrando que se você estiver utilizando por padrão o runlevel 3 o cron não subira automaticamente tendo em vista que ele foi configurado para inicializar somente no runlevel 2. Para ativar ou desativar o serviço em mais de um runlevel você pode utilizar os exemplos abaixo :

 # chkconfig –level 234 cron on

# chkconfig –level 234 cron off

O comando chkconfig não inicia e nem interrompe um serviço ele apenas altera os scripts para que eles façam ou reportem o status do serviço.

Nosso intuito neste post é dar uma “pequena pincelada” sobre a utilização do chkconfig, para mais informações consulte o man da ferramenta (man chkconfig).

PUBLICIDADE


Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+. Se você usa ORKUT, nós também estamos lá, inclusive no IDENTI.CA e Linkedin.