Extraia qualquer tipo de arquivo com apenas um comando no terminal

Captura de tela de 2012-06-15 11:15:16
Share
banner

Graças a Deus e as nossos queridos desenvolvedores (rs), hoje em dia é possível extrair os principais tipos arquivos compactados/empacotados nos diversos ambientes gráficos para distribuições Linux… acredite, nem sempre foi assim.

Legal, mas e se você está seguindo um tutorial onde seja necessário descompactar um arquivo após o download e o “filho da mãe” que escreveu o tutorial esqueceu de lhe mostrar como fazê-lo (eu já fiz isso… rs)? Por isso que hoje iremos conhecer o Atool, um utilitário de linha de comando que extrai os principais tipos de arquivos compactados/empacotados, como ZIP, RAR, TAR.GZ, TAR.BZ2 e etc…

Abra seu terminal e digite:

sudo apt-get install atool

Pronto. Após a instalação, para você extrair seu arquivos use a seguinte sintaxe:

atool -x [arquivo].[ext]

Onde em [arquivo] será o nome do mesmo, e em [ext] será a extensão que ele se encontra, como no exemplo abaixo:

atool -x gimp.tar.gz

Lembre-se que o comando deve ser executado dentro do diretório (pasta) onde está o arquivo a ser extraído. Caso você esteja em um diretório diferente, pode usar a variável -X e o caminho completo do arquivo, assim:

atool -X /home/vinicius/Downloads/gimp.tar.gz

PUBLICIDADE


Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+. Se você usa ORKUT, nós também estamos lá, inclusive no IDENTI.CA e Linkedin.

Sobre o Autor

Blogueiro, fundador do Blog Seja Livre, Nerd inveterado, louco por Linux e músico nas horas vagas. Atualmente é o Editor Chefe, Consultor de SEO e Webdesign do Seja Livre, e possui algumas certificações em Linux e Administração de Redes. É usuário Ubuntu e membro do LoCo Team Ubuntu-BR-SP e da Comunidade Ubuntu-BR.

  • http://www.venturashopping.com.br Vilson Ventura

    onde devo digitar o comando sudo apt-get install atool ?

    • Vinícius Vieira

      Olá Vilson. Clique no símbolo do ubuntu no canto superior esquerdo. Será aberta uma tela com uma barra de pesquisa em cima. Nela você digite a palavra terminal, e será aberta uma tela preta. Nesta tela vc pode digitar o comando (será solicitado uma senha, e você deve digitar a sua senha pessoal para continuar com a instalação).

  • http://alissonnove.blogspot.com Alisson melo

    É uma boa, pois a versão de teste do RAR de 40 dias é muito chata. Aqui quando tentei extrair o terminal me retornou um erro, acho que não coloquei o diretório correto, mas o arquivo era RAR. Mesmo assim vou tentar usar. Ultimamente uso o ARK, recomendo.