Downloads

Nesta página separamos pra vocês alguns conteúdos interessantes para download. Abaixo você vai encontrar e-books, aplicativos, cursos completos e até distribuições Linux e ROMs customizadas do Android.

Distribuições Linux

Arch Linux

Arch Linux é uma distribuição Linux fundada por Judd Vinet e é otimizada para processadores i686 (Pentium Pro, II etc e AMD compatíveis). Judd inspirou-se em uma distribuição chamada CRUX.

Arch é uma distribuição rolling release, ou seja, o sistema é atualizado continuamente. Você obterá acesso às novas versões simplesmente mantendo o sistema atualizado através do gerenciador de pacotes. Utiliza o Pacman (Package manager – gerenciador de pacotes) que torna fácil a tarefa dos usuários personalizarem o sistema.

Download: archlinux-br.org/download/

Backtrack

Backtrack , distribuição com foco em testes de seguranças e testes de penetração (pen tests), muito apreciada por hackers e analistas de segurança, podendo ser iniciado diretamente pelo CD (sem necessidade de instalar em disco), mídia removível (pendrive), máquinas virtuais ou direto no disco rígido.

Download: www.backtrack-linux.org/downloads/

Big Linux

O Big Linux é uma distribuição Linux Desenvolvida por Bruno Gonçalves e Outras baseada no Kurumin, Knoppix e Kanotix. Atualmente, o Big Linux também é capaz de utilizar os repositórios do Ubuntu. É uma distribuição estável, cujo principal enfoque são os Desktops.

O Big Linux é uma distribuição completa, que inclui diversos programas e ferramentas enfocando o seu uso em Desktops, mesclando praticidade, segurança, estabilidade e beleza, num ambiente estável e personalizável.

Download: www.biglinux.com.br/download.html

CentOS

CentOS é uma distribuição Linux de classe Enterprise derivada de códigos fonte gratuitamente distribuídos pela Red Hat Enterprise Linux e mantida pelo CentOS Project.

CentOS Linux proporciona um grande acesso aos softwares padrão da indústria, incluindo total compatibilidade com os pacotes de softwares preparados especificamente para os sistemas da Red Hat Enterprise Linux. Isso lhe dá o mesmo nível de segurança e suporte, através de updates, que outras soluções Linux Enterprise, porém sem custo.

Download: www.centosbr.org/downloads

Debian

Debian é uma das distribuições Linux mais antigas e populares. Ela serviu de base para a criação de diversas outras distribuições populares, tais como Ubuntu e Kurumin. Como suas características de maior destaque podemos citar:

  • Sistema de empacotamento .deb;
  • Apt-get, que é um sistema de gerenciamento de pacotes instalados mais práticos dentre os existentes (se não o mais!);
  • Sua versão estável é exaustivamente testada, o que o torna ideal para servidor (segurança e estabilidade);
  • Possui um dos maiores repositórios de pacotes dentre as distros (programas pré-compilados disponíveis para se instalar).

Download: www.br.debian.org/CD/http-ftp/

Fedora

Fedora é uma das mais populares e estáveis distribuições Linux que existem atualmente. Ele era, no começo, um fork para a comunidade, liberado e mantido pela gigante Red Hat que, na época, estava fechando seu sistema e concentrando-se no mercado corporativo. Isso significa que, desde o princípio, o Fedora já contava com o que há de mais moderno em tecnologia de software, assim como também contava com uma das mais competentes e dedicadas equipes em seu desenvolvimento. Se o que você procura é uma distribuição com poderes de ser um servidor estável, mas com as facilidades das ferramentas de configuração gráficas, ou se, simplesmente, deseja um desktop mais robusto, o Fedora será a sua melhor escolha.

Download: fedoraproject.org/get-fedora

Fuduntu

O Fuduntu começou como uma distribuição que queria dar aos usuários do Fedora uma abordagem amigável, assim como do Ubuntu. Ele foi originalmente baseado no Fedora 14, e recentemente tornou-se uma distro independente.

Download: www.fuduntu.org/get.html

Gentoo

Gentoo Linux é uma metadistribuição baseada no sistema gerenciador de pacotes portage. A nomenclatura usada no desenvolvimento do sistema e seus produtos é inspirada na espécie de pinguim Gentoo. O gerenciamento de pacotes no Gentoo é desenhado para ser modular, portátil, fácil de manter, flexível e otimizado para a máquina usuária. Diferentemente da maioria das distribuições de software, normalmente os pacotes são compilados a partir do código fonte, mantendo a tradição dos ports (em inglês) nos sistemas BSD, embora por conveniência, alguns pacotes grandes são disponibilizados também como binários pré-compilados para várias arquiteturas.

O Gentoo descreve-se como uma metadistribuição, “devido a sua adaptabilidade quase ilimitada”.

Download: www.gentoo.org/main/en/where.xml

Linux Mint

Linux Mint é uma distribuição de Linux baseada no Ubuntu, com o qual é totalmente compatível e partilha os mesmos repositórios. Diferencia-se do Ubuntu por incluir drivers e codecs proprietários por padrão e por alguns recursos que permitem fazer em modo gráfico configurações que no Ubuntu são feitas de modo texto.

Utiliza por padrão o desktop Gnome modificado, com um menu no painel inferior junto à barra de tarefas, similar ao menu K do KDE. O propósito da distribuição é providenciar um sistema Linux que funcione “out-of-the-box”; isto é, esteja pronto para uso assim que terminar a instalação. Dessa maneira, o único trabalho do usuário será o de personalizar a aparência, se desejar, e instalar programas extra, caso necessite.

Download: www.linuxmint.com/download.php

Ubuntu

Ubuntu é uma das distribuições Linux mais populares da atualidade e isso se deve ao fato dela se preocupar muito com o usuário final (desktop). Originalmente baseada no Debian, diferencia-se além do foco no desktop, em sua forma de publicação de novas versões, que são lançadas semestralmente.

Download: www.ubuntu-br.org/download

Lubuntu

Lubuntu é um projeto derivado do Ubuntu, uma distribuição do sistema operacional GNU/Linux. Seu diferencial está em seu desenvolvimento, que foca netbooks, dispositivos móveis e os micros mais antigos, com menos de 256 MB de RAM.

A interface utilizada é o LXDE, que segue os mesmos padrões gráficos do KDE, mas apesar de ser para micros mais velhos ou com pouco poder de processamento, não significa que o ambiente seja sem efeitos visuais, pelo contrario, ele possui efeitos visuais bons.

Download: people.ubuntu.com/~gilir/

Kubuntu

Kubuntu é um sistema operacional livre, baseado no Ubuntu, e é construído por uma equipe mundial de colaboradores especializados. Ele contém todos os aplicativos que você precisa: um navegador web, uma suíte de escritório, aplicativos de mídia, um cliente de mensagens instantâneas e muito mais.

Donwload: www.kubuntu.org/getkubuntu

Mandriva

Mandriva Linux é uma das maiores distribuições Linux da atualidade, nasceu da fusão entre o antigo Mandrake Linux e a brasileira Conectiva.

A Empresa Francesa Mandriva se dedica à distribuição e suporte do sistema operacional Mandriva Linux, tem sua sede administrativa em Paris e um centro de desenvolvimento em Curitiba no Brasil, o laboratório brasileiro recebe o nome de Mandriva Conectiva, a Mandriva também possui um escritório em San Diego nos Estados Unidos. O Mandriva Linux conta também com um grande número de contribuidores pelo mundo, o público-alvo do Mandriva Linux engloba usuários iniciantes no mundo Linux assim como usuários com mais experiência.

Download: www2.mandriva.com/br/downloads/

openSUSE

openSUSE Linux é a versão livre do belíssimo sistema operacional Novell SuSE. Além de se comportar de forma muito estável e robusta como servidor, também é muito poderoso quando o assunto é desktop.

Seu diferencial é o famoso YaST (Yeah Another Setup Tool), um software que centraliza todo o processo de instalação, configuração e personalização do sistema Linux. Podemos dizer que esta é uma das cartas-mestre do SuSE, pois pode se comparar ao painel de controle do Windows.

Download: software.opensuse.org/

Slackware

Slackware Linux, junto com Debian e Red Hat, é uma das distribuições “pai” de todas as outras. Idealizada por Patrick Volkerding, Slack – apelido adotado por sua comunidade de usuários – tem como características principais leveza, simplicidade, estabilidade e segurança.

Embora seja considerada por muitos uma distribuição difícil de se usar, voltada para usuário expert ou hacker, possui um sistema de gerenciamento de pacotes simples, assim como sua interface de instalação, que é uma das poucas que continua em modo-texto, mas nem por isso se faz complicada.

Download: www.slackware.com/getslack/

Puppy Linux

Puppy Linux é uma distribuição Live CD Linux iniciada por by Barry Kauler. Puppy é muito pequeno, e desenvolvido para ser seguro, fácil de usar e completamente customizável. Todo o sistema operacional e todos os outros aplicativos rodam da memória RAM.

Há algumas aplicações inclusas tais como SeaMonkey/Mozilla, AbiWord, Sodipodi, Gnumeric, e Gxine/Xine. Há ainda a possibilidade de ser adicionar aplicações, com a ferramenta Setup, adicionar e remover. A distribuição foi desenvolvida do zero, não é baseada em nenhuma outra distribuição.

Download: www.puppylinux.com/download/index.html

Damn Small Linux

Sistema operacional livre, Damn Small Linux é uma mini-distribuição. Designada para executar aplicativos gráficos em computadores antigos, esta distribuição é muito pequena, possuindo apenas 50 MB de arquivos de instalação.

Damn Small Linux foi originalmente desenvolvido como um experimento para verificação de quantos sistemas funcionais preenchiam um live CD de somente 50 MB. Porém, com o tempo esta distribuição cresceu e se tornou um projeto concreto, com centenas de horas de desenvolvimento.

Download: www.baixaki.com.br/linux/download/damn-small-linux.htm

ROMs customizadas do Android

As ROMs customizadas são versões do Android liberadas por equipes de desenvolvedores que não tem vínculo com o Google e, geralmente, também não tem vínculo com fabricantes de dispositivos móveis.

Qualquer pessoa pode baixar o Android e criar a sua ROM customizada. Porém, quando falamos de estabilidade e performance, até num nível maior que as versões do Android do próprio Google, as ROMs mais indicadas são as da CyanogenMod.

Neste link você pode baixar uma versão customizada específica pro seu aparelho e ainda saber como instalá-la.

Divirta-se!

Diversos

Curso Ethical Hacking Offensive Security – Back Track

Unity – Simplify you Life – E-book

Curso de Shell Script – Julio Neves

How-To Como quebrar senhas com placas Nvidia

Invasão Wireless – série de cursos grátis pelo SecurityTube







  • http://www.flickr.com/people/rod-vepea/ ROD VEPEA

    Fácil, crie uma laleria com o pinguim representante de cada distropeincipal.

  • André Mariano

    :) Se for colocar um pinguim para cada distro, a imagem não vai caber na tela.

    • @BrunoPeresREAL

      Concordo! hehe!

  • Hugo Luiz

    Descobrir o site hoje fazendo busca por Backtrack5… Já vou deixar ele no meu favorito.

  • edinaldo augusto de barros

    ótimo, visito todos os dias

  • Albuquerque

    Sobre o banner… sugiro um script que atualize a organização dos pinguins de acordo com a classificação do distrowatch(?)..

  • Caio Freitas

    Muito bom o seu site. Sempre venho aqui para conferir as novidades.
    Parabens!

  • http://euresumo.wordpress.com warlock

    Faltou o tux do Arch Linux tbm :P

  • http://marcosdebian.blogspot.com Marcos

    hehe…faltou o Slack mermo!

  • http://facebook.com/eikeluiz eike luiz

    Cara o seu site é muito bom, mas tem um porém no seu banner la em cima não tem o pinguim do slackware cara ,eu sou usuário do slackware a mais de 7 meses !Por favor coloque o Pinguim do Slackware!#

    • Vinícius Vieira

      hehehehe…. nós estamos reformulando nosso logo. Pode deixar que não esquecerei disso. rsrsrs