Domínio Parecido Com o Gmail Leva Usuários a Site Falso

gmai1
Share
banner

Site gmai.com solicita dados dos usuários e solicita instalação de barra de ferramentas; usuário não deve fornecer informações em sites não criptografados, alerta especialista.

Um site com um domínio idêntico ao do Gmail – exceto pelo “l” final, ou seja, gmai.com – pode aparecer na tela de usuários que costumam ser apressados ao digitar o endereço na barra de URL e redirecioná-los para outro site.

Segundo o engenheiro de sistemas Leandro Werder, da Fortinet, o site não instala nenhum malware no computador do internauta, mas solicita dados pessoais – tais como nome, e-mail, e números de documentos. Além, é claro, de prometer o sorteio de produtos valiosos, como Macbook Air, iPhone 4, ou um iPad 2.

“Podemos caracterizar como uma tentativa de phishing, embora o site não lembre em nada o Gmail original”, afirmou o engenheiro. Phishing é o nome que se dá à prática de criar sites idênticos ao original – geralmente de bancos – e disseminar o link através de spams via e-mails ou redes sociais. Dessa forma, se propagam malwares e crackers coletam informações financeiras dos usuários, que julgam estar fazendo transações nos sites oficiais.

Werder lembra que não é recomendável fornecer informações a sites que não utilizem certificado de segurança para criptografar o envio de dados. É possível saber se o site utiliza o recurso clicando no ícone que aparece ao lado direito da barra de URL da maioria dos navegadores. “Mesmo numa página criptografada é preciso ter cuidado”, diz o engenheiro.

Ingenuidade não combina com navegação segura na internet. Se o usuário for seduzido pelas promessas e dar as informações, não há como saber como elas serão utilizadas. Criminosos podem comprá-las e fazer cartões de crédito, contratar empréstimos ou até simular sequestros. “Nesse caso não houve um trabalho para copiar a aparência do site, mas é uma página que está ali fazendo uma propaganda enganosa e pedindo informações”, afirma Werder.

Com informações: Administradores.Com

—————–
# [penelope_c]
# :/

PUBLICIDADE


Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+. Se você usa ORKUT, nós também estamos lá, inclusive no IDENTI.CA e Linkedin.