Conheça as principais distribuições para computadores antigos

cursos-cpt-configuracao-servidor-linux
Share
banner

 Seja por falta de recursos financeiros ou por amor mesmo, ainda é fácil encontrar computadores antigos, com Pentium III e 128 Mb de memória RAM. Para não jogar fora essas “peças de museu” (desculpe a expressão se você tem um), existem várias distribuições Linux destinadas para maquinas antigas.

 Se você for instalar o Linux na sua máquina com Win 9x não precisa pensar que ela vai ter o desempenho de um i7. O Linux é mais leve mas tem que levar em conta o baixo desempenho da máquina comparado aos computadores mais novos. Mas o pinguim vai trabalhar mais rápido que o Windows.

Segue então a lista de algumas distribuições que você poderá (tentar pelo menos) instalar na sua máquina.

*Kurumin;

*Arch;

*Slackware;

*Gentoo;

*Big Linux (distro brasileira, que eu chamo de “Novo Kurumin”);

*DeLi 

*Android x86;

*DSL (Dam Small Linux);

*SliTAZ;

*Puppy Linux;

 Você pode tentar também utilizar versões leves de sua distribuição preferida (com LXDE ou outro ambiente mais leve) ou recorrer à versões antigas (como o Fedora Core ou Ubuntu 4.10). Existem também outros sistemas abertos perfeitos para maquinas com poucos recursos, vou citar alguns:

*TROPIX;

*Minix;

*Haiku (um OS baseado no BeOS, de código aberto);

*ReactOS;

Vale lembrar que esses sistemas citados antes utilizam poucos recursos, mas podem dar muita dor de cabeça por causa de drivers e para os usuários que estão acostumados apenas com Windows.

PUBLICIDADE


Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+. Se você usa ORKUT, nós também estamos lá, inclusive no IDENTI.CA e Linkedin.

Sobre o Autor

é Embaixador e amante do Projeto Fedora. Mineiro de Bom Despacho, apaixonado por música, mulher e software livre.