#DicasLPI – Grub2 – Parte 2

Dicas para Certificação LPI
Share
banner

Dando continuidade no assunto abordado no último post, iremos comentar  sobre o diretório /etc/grub.d e seus arquivos, “dissecando” cada um.

Diretório /etc/grub.d

Os arquivos neste diretório são lidos durante a execução do comando update-grub, bem como suas instruções são incorporadas ao /boot/grub/grub.cfg. A colocação dos ítens de menu no grub.cfg é determinada pela ordem em que os arquivos são executados nessa pasta.

Arquivos iniciados com numeral são executados primeiro começando pelo menor. 10_linux é executado antes de 20_mentest e assim por diante.Entradas personalizadas podem se criadas no arquivo 40_custom ou num outro script recém criado. Somente arquivos executáveis geram saída para o grub.cfg durante a execução do update-grub.

00_header – É o script que carrega as configurações do GRUB a partir de /etc/default/grub, incluindo tempo de espera, entrada de inicialização padrão, e outros.

05_debian_theme – Define fundo, cores e temas. O nome desse script muda de acordo com a distribuição quando adota o GRUB 2.

10_linux – Carrega kernel’s no root device para o sistema operacional em uso estabelecendo os nomes apresentados no menu;

20_memtest86+ – Carrega o utilitário memtest;

30_os-prober – É o script que irá analisar os discos rígidos na busca de outros sistemas operacionais e adicioná-los ao menu de inicialização;

40_custom – É um modelo que você pode usar para criar entradas adicionais para ser adicionado ao menu de inicialização.

Com isso abordamos os principais arquivos de configuração do GRUB2. No próximo post iremos dar continuidade ao assunto “dissecando” cada vez mais .

PUBLICIDADE


Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+. Se você usa ORKUT, nós também estamos lá, inclusive no IDENTI.CA e Linkedin.

Sobre o Autor

Entusiasta Linux e Antigomobilista. Deividson é um dos co-fundadores do Seja Livre, e atualmente é Editor de conteúdo e Consultor de Mídias Sociais do Blog Seja Livre. É usuário Fedora e Embaixador do Fedora no Brasil.