#DicasLPI – Administração de dados SQL – parte 2

Share
banner

No último post iniciamos uma nova saga abordando sobre a inserção de dados numa base SQL. Aprofundando no assunto, iremos apresentar como realizar consultas de dados com exemplos para um melhor entendimento.Então…vamos ao que interessa !!!

Consulta de dados

Para exibir todas as colunas de todas as linhas de uma tabela, é necessário utilizar o comando SELECT, conforme exemplo abaixo:

SELECT * FROM cliente;

*Detalhe – Os comandos SQL tem que ser  executados em caixa alta.

Podemos restringir nossa pesquisa, somente especificando os dados dos quais interessa:

SELECT id, nome FROM cliente;

Também pode ser necessário especificar um critério, utilizando a instrução WHERE:

SELECT nome FROM cliente WHERE id = 2;

Outra possibilidade é exibir a ordem com que as linhas exibidas pode ser alteradas utilizando a instrução ORDER BY:

SELECT id, nome FROM cliente ORDER BY id DESC;

No exemplo acima, a coluna id foi utilizada como critério de ordenação. Entretanto, a ordem de exibição foi invertida através da instrução DESC à instrução ORDER BY. Porém, outro recurso interessante de seleção é a possibilidade de agregar resultados mediante um ou mais valores duplicados, com a instrução GROUP BY. Exemplificando, em uma tabela de produtos comprados chamada artigo, é possível somar os valores totais por artigo:

SELECT nome, SUM(preco) FROM artigo GROUP BY nome;

Todas as ocorrências iguais na coluna nome serão exibidas na mesma linha. Além disso, a função interna SUM() somará os valores da coluna preco de todas as linhas que foram agregadas pela instrução GROUP BY.

PUBLICIDADE


Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.

Sobre o Autor

Entusiasta Linux e Antigomobilista. Deividson é um dos co-fundadores do Seja Livre, e atualmente é Editor de conteúdo e Consultor de Mídias Sociais do Blog Seja Livre. É usuário Fedora e Embaixador do Fedora no Brasil.