#DicasLPI – 105.3 – Administração de dados SQL

Share
banner

A linguagem SQL – Structured Query Language, ou melhor, Linguagem de Consulta Estruturada, é o padrão para realização de consulta, edição e inclusão de dados nas tecnologias de banco de dados. Podemos definir um banco de dados com uma coleção de dados que tem por finalidade reunir e organizar uma série de informações relacionadas a um determinado assunto.

Interagindo com os dados

A interação com o banco de dados é feita através da linha de comando. Evidentemente existe diversas programas para tal finalidade, entretanto, nos exames LPI é cobrada a utilização do banco através de linha de comando. Cada SGBD (Sistema de Gerenciamento de Banco de dados) possui sua própria ferramenta de interação manual, nos banco de dados MySQL existe o comando mysql. Para o banco de dados Postgresql, é o comando psql.

Inserção de dados

O comando para inserção de dados é o INSERT. Numa tabela cliente onde existem as colunas id (campo de identificação único), nome, email e telefone, a inserção de uma nova linha com todos os campos pode ser feita da seguinte maneira:

INSERT INTO cliente (nome,email,telefone) VALUES (‘Bono Vox’,’bonovox@u2.com’,’9999-8889′);

 

Dissecando:

Os primeiros parênteses guardam os nomes das colunas onde se deseja inserir os dados. Os parênteses após o termo VALUES guardam os dados que devem ser inseridos nas respectivas colunas.

Importante – As instruções SQL sempre terminam com ponto-e-vírgula !!!

Podemos inserir novos dados em determinadas colunas:

INSERT INTO cliente (nome,email) VALUES (‘Larry Muller’, ‘muller@u2.com’);

No exemplo acima apresentado, a coluna telefone(descrita no exemplo anterior), foi omitida, tornando o campo vazio para a nova linha inserida.

O campo id é automaticamente criado e identifica a linha única correspondente aos dados inseridos. O campo identificação costuma a ser um número numérico inteiro, que é incrementado a cada nova inserção na tabela.

 

Com isso,iniciamos uma nova saga com alguns exemplos para massificação do conhecimento. Próximo post,iremos complementar o assunto.Sugestões, materiais e complementações referente ao assunto, favor enviar no email ludolf@sejalivre.org. Até a próxima !!!

PUBLICIDADE


Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.

Sobre o Autor

Entusiasta Linux e Antigomobilista. Deividson é um dos co-fundadores do Seja Livre, e atualmente é Editor de conteúdo e Consultor de Mídias Sociais do Blog Seja Livre. É usuário Fedora e Embaixador do Fedora no Brasil.