#DicasLPI – 105.2 – Editar e escrever scripts simples – parte 3

Share
banner

As estruturas condicionais no bash são realizadas pelos comandos if (abordado no post anterior), case e select. A instrução case prosseguirá se um item indicado for encontrado em uma lista de itens divididos pelo caractere ” | “.

case

Executa os comandos de entrada do case na qual a variável valor é igual a um dos parâmetros (padrão1, padrão2, padrão n e assim por diante). Caso o valor não seja igual a nenhum dos parâmetros, executa os comandos da entrada.

Exemplo:

case valor in

          padrão1)

                    lista de comandos 1;;

          padrão2)

                    lista de comandos 2;;

          padrão3)

                  lista de comandos 3;;

*)

                     lista de comandos;;

esac

Na prática

#!/bin/bash

read -p “Digite um nome de um animal:” nome

echo -n “O $nome tem “

case $nome in

                 porco | cachorro | cavalo | gato | elefante) echo -n “4”;;

                 canguru | homem) echo -n “2”;;

                *) echo -n “um número desconhecido de”;;

esac

echo “pernas”

Sempre quando for construir um script ou até mesmo digitar uma sequência de arquivos é interessante atentar-se com a sintaxe. Pessoal, o assunto é vasto, mas devo ressaltar o quanto é importante a prática para massificar o conhecimento. Se você possui scripts que utilizam esse assunto na sua rotina de trabalho, estudo ou outros, envie no email ludolf@sejalivre.org para publicarmos neste quadro, assim você está colaborando para o aprendizado de outras pessoas.

PUBLICIDADE


Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.

Sobre o Autor

Entusiasta Linux e Antigomobilista. Deividson é um dos co-fundadores do Seja Livre, e atualmente é Editor de conteúdo e Consultor de Mídias Sociais do Blog Seja Livre. É usuário Fedora e Embaixador do Fedora no Brasil.

  • Bruno

    Legal a dica!!!