Corrija erros em Pendrive, HD externo ou Partições no formato NTFS

Share
banner

Quem nunca usou o “chkdsk” para verificar e corrigir o sistema de arquivos NTFS no sistema operacional Windows. Em dispositivos como pendrive ou HD externo quando o mesmo não está sendo reconhecido ou está com problemas na montagem quando é plugado ao computador.

No Linux o problema neste formato de sistema de arquivos também acontece e geralmente ficamos  meio perdido nesta questão. Principalmente o usuário iniciante que está acostumado a clicar com o botão direito sobre o dispositivo e procurar o “verificar dispositivo ou até mesmo realizar um chkdsk” via “cmd”.

Se algum momento quando você plugar um pendrive ou hd externo e aparecer alguma mensagem dizendo que não foi possível fazer a montagem automática por motivo de erros tente usar uma ferramente de linha de comando do Linux chamada “ntfsfix”. Ele faz a verificação como o “chkdsk” porém de uma forma simples e muito mais rápida.

Abaixo você irá conferir como fazer a instalação e também aprenderá dois parâmetros que podem ser utilizados em conjunto com a ferramenta para aumentar a chance de êxito em corrigir os erros.

 

PUBLICIDADE


Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.

Sobre o Autor

Um cara de gosta de tecnologia e astronomia. Comecei a me interessar pela área de informatica por motivos de aprendizado e profissionais, quando comprei meu primeiro computador, um Pentium 166. Hoje em dia além de trabalho é um hobby. Tenho formação em Design Gráfico, Hardwares, Redes, Linguagem Java e fuçador em outras linguagens. Sou graduado em Gestão em Tecnologia da Informação. Atualmente sou mantenedor do blog e do canal "Flávio Dicas", onde abordo diversos assuntos relacionados a Linux.