Conheça o ReactOS

ros_039_aquaria
Share
banner

O ReactOS é um sistema operacional que tem como objetivo, oferecer compatibilidade com drivers e binários do Windows.  Ele surgiu a partir de um projeto chamado  FreeWin95, cujo objetivo era implementar um sistema operacional que seria um clone do Windows 95. Infelizmente, como vários novos projetos Open Source ambiciosos, acabou em uma discussão sem fim sobre o desenho do sistema, sem resultados.

No fim de 1997, o projeto tinha parado sem resultados. Jason Filby entrou como coordenador do projeto e chamou todos ainda escritos na lista para reiniciar o projeto. Ficou decidido que a base seria o Windows NT e que a ênfase seria nos resultados – em código escrito em vez de discussões sem fim. O projeto foi renomeado para ReactOS, já que as raízes do sistema operacional surgiram de uma insatisfação geral sobre o monopólio da Microsoft. no mercado de sistemas operacionais. Em fevereiro de 1998, iniciou o ReactOS.

O início do ReactOS, foi muito lento, pois poucas pessoas sabiam escrever o kernel. Depois de algum tempo, quando o kernel já estava em estado avançado, vários outros programadores começaram a colaborar com o projeto, escrevendo drivers básicos.

O ReactOS, ainda está em fase de desenvolvimento e não é recomendável seu uso no dia-a-dia. Observe a seguir seus requisitos mínimos de sistema:

  • Processador x86 (i586 ou mais atual)
  • 64MB de RAM
  • HD IDE
  • Partição de sistema FAT32
  • Placa de vídeo compatível com VGA


 

site do projeto http://www.reactos.org/pt/index.html

PUBLICIDADE


Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+. Se você usa ORKUT, nós também estamos lá, inclusive no IDENTI.CA e Linkedin.