Conheça o OLPC

Pedro Augusto 20/08/2012 0
Conheça o OLPC
Share

banner

O projeto OLPC (One Laptop Per Child) é um projeto criado no MIT, e seu principal objetivo é que todas as crianças experimentem novas tecnologias, especialmente, esta iniciativa é dada para as aldeias ou cidades… considerado como “subdesenvolvido”, onde são ensinados a usar um computador útil “minúsculo”.

OLPC em primeira mão, escolheu o Fedora com o ambiente Sugar. O Sugar é um ambiente adequado para crianças, onde eles podem fazer os trabalhos de casa, simulações físicas, jogar, navegar, aprender a utilizar o terminal, entre outras coisas, e é projetado para que as pessoas aprendam a usar um PC de forma útil.


Os laptops XO foram distribuídos para o projeto, com um processador AMD Geode LX-700@0.8W (datasheet) DRAM, 256 MiB de RAM, 1 GB de armazenamento flash, conexão wifi, 3 portas USB, 1 slot SD, câmera, tela de 7,5 “, e pode recarregar sua bateria com a luz solar. Ele é uma ferramenta perfeita para o desenvolvimento dos nossos queridos alunos, apesar da sua capacidade de armazenamento ser muito pequena (o que pode ser resolvido utilizando-se um cartão SD).

Em 2008, foi criado pelo governo Federal, o projeto UCA (Um Computador por Aluno), onde pouquíssimas escolas conseguiram essas máquinas. Assista o vídeo abaixo, onde o laptop acima é citado.

Este último vídeo explica melhor o que é o OLPC

PUBLICIDADE


Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+. Se você usa ORKUT, nós também estamos lá, inclusive no IDENTI.CA e Linkedin.