Conheça a Deep Web – O lado obscuro e secreto da Internet

Vinícius Vieira 19/09/2012 16
Conheça a Deep Web – O lado obscuro e secreto da Internet
Share

banner

O Mundo da Internet é infinito….. e a quantidade de informação que podemos adquirir é imaginável. Os motores de busca como por exemplo o Google e o Yahoo, ajudam os utilizadores a encontrar facilmente, e de uma forma rápida o que procuram.

Mas essa informação, presente em sites que visitamos diariamente, como o Seja Livre, Facebook, Google, You Tube e etc, representam apenas cerca de 20% da Internet. Mas onde estão os restantes 80%??? …a Deep Web é a resposta.

A Deep Web é praticamente um “guetto” de uma grande cidade, supondo que a Internet é essa grande cidade, só que com a grande diferença de ser 500 vezes maior do que essa cidade. Aqui encontramos de tudo, sem respeitar os índices e regras que “regem” a Internet por si só. Ao longo deste artigo vamos destacar a Internet que conhecemos…ao qual se designa por Surface ou Visible Web.

A Surface, se relacionarmos a Internet a um Iceberg, consideramos a parte da Internet que está à superfície e visível a todos.. Por outro lado, a Deep Web é a parte obscura e como tal com representação na parte inferior do iceberg. A surface  tem um tamanho calculado em cerca de 167 terabytes. De acordo com estudos da Universidade de Berkeley, o tamanho da Deep Web é estimada em cerca de 91 mil terabytes.

 

A Deep Web, é um mundo totalmente aparte, muitos dizem que é o lado obscuro da Internet (apesar de muitos analistas considerarem que a “dark Web” – Internet “obscura” reside também dentro da “deep web”. E dizem isso porque para acessarmos a Deep Web precisamos de serviços de Proxy Anônimo, como o Tor, e esse proxy servirá para mantem o anonimato do utilizador, deixando-o completamente invisível enquanto navega na Deep Web. Mas tenha cuidado, pois tendo em vista que a Deep Web não tem regras e todos seus usuários são anónimos, há todo o tipo de informação, e muitas destas chocantes como venda de droga, pedofilia, vídeos bizarros, informações confidenciais, livros raros, vídeos de lutas até à morte, sites de religião… e muitas outras coisas.

Existem fóruns, de extrema utilidade, que na Surface seriam completamente encerrados já que os assuntos debatidos iriam chocar utilizadores, como por exemplo foruns os hacker e crackers partilham o seu conhecimentos entre eles.

Algumas dos grupos Hackers activistas, como os Anónimos e o Wikileaks, nasceram na Deep Web e aos poucos expandiram para a Surface. Não é que a Deep Web seja um mundo desinteressante (é completamente o oposto) mas sim para divulgarem o seu trabalho a todas as pessoas e também ganharem algum protagonismo.

Julga-se que na Deep Web existam cerca de 8 camadas, em que em cada camada tenha um maior grau de dificuldade para a aceder. Só vos vou falar sobre a primeira camada em mais pormenor porque é a única para a qual ainda se consegue obter alguma informação na Surface.

A primeira camada chama-se Onion, podendo ser acessada através do proxy Tor que já comentamos. Sem o proxy é impossível acessar a primeira camada, ou seja á “entrada” da Deep Web. Os links da Deep Web são ligeiramente diferentes do que os convencionais e browser simplesmente não os conseguem identificar, como podem verificar com este link abaixo:

Este link pertence a Hidden Wiki, como se fosse a Wikipédia da Deep Web. Já na Surface a Wikipédia é completamente cheia de informação, mas só consegue ter aproximadamente um terço da Hidden Wiki. Tente acessar o mesmo link usando o Proxy Tor; você será direcionado para página abaixo:

Na camada Onion, podemos ter acesso:

  • A informação confidenciais (algumas delas são falsas, como é óbvio);
  • A livros raros e que não se encontram na Surface (a maior parte de informática);
  • O lado negro da Internet (como já tinha falado anteriormente);

A Onion é a camada mais básica e com menos informação da Deep Web, mas mesmo assim contem muito mais que a Surface. Nas restantes camadas estariam alojados servidores governamentais e científicos com informações confidenciais, como é o caso da NASA e dos Governos Americano, Brasileiro e etc.

Para acessar a estas camadas é necessário um certo conhecimento e habilidade em informática acima da média, porque as barreiras de segurança são muitas.

Segundo um artigo publicado recentemente no jornal Publico, Eduarda Mendes Rodrigues do departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da UP (FEUP) afirma que para muita gente “o Google já não é suficiente”. O aumento da procura de informação específica pode significar um maior investimento nesta área, embora ainda esteja longe um concorrente do Google. Eduarda Rodrigues refere ainda que “muitas universidades de renome e instituições de pesquisa científica partilham as suas informações em sites próprios na “deep web”. Existe também uma “comunidade de investigadores e entusiastas que precisam de fazer uma partilha segura de informação fora da ‘web’ normal”.

Artigo retirado do Pplware

Sobre o Tor Proxy

O Tor é uma rede de computadores ligada a internet através de inúmeros proxies anônimos espalhados ao redor do globo. Basicamente a rede funciona assim:

  • O usuários se conecta à rede através de um cliente, que pode ser o aplicativo do Tor ou o Tor Browser.
  • Após conectado, o usuário tenta acessar o Google, por exemplo. Se fosse da forma convencional, ao digitar google.com aqui no Brasil, os servidores do Google o redirecionaria para o google.com.br, porém com o Tor é diferente.
  • A requisição http que foi realizada pelo usuário entrará em um túnel de redirecionamento passando por no mínimo 30 proxies diferentes até chagar ao destino, não permitindo assim que este destino saiba a origem da requisição. Logo, ao acessar o google.com você poderá ser redirecionado ao google.com.it, por exemplo, pois os servidores do Google irão reconhecer apenas o último salto da requisição, o qual nunca é o mesmo.

Para saber mais sobre o Tor leia os artigos abaixos:

sejalivre.org/instalando-o-tor-browser-no-ubuntu-e-linux-mint/

vivaolinux.com.br/dica/Tor-+-Privoxy-+-Ubuntu-11.04-ou-Debian-6.0-Squeeze (escrito por mim no VOL)

Atualização

Vou postar abaixo algumas dicas pessoais:

- Crie uma conta no 4chan (é o maior reduto hacker da web e uma das principais portas de entrada da Deep Web) e faça networking (Good Luck… rsrs)

- “Fuçe” a Hidden Wiki: lá vc encontrará muito conteúdo interessante sobre diversos assuntos, inclusive dicas de “onde ir” na Deep Web (tem um link da Hidden ai no post)

- Acesse o Gato Preto (http://sc3njt2i2j4fvqa3.onion/): um site brasileiro da Deep Web onde vc encontra livros e muito conteúdo bacana.

- Utilize buscadores (como o Google) na Deep web, como por exemplo o AHMIA.FI (https://ahmia.fi/index.php), que inclusive pode ser acessado da web.

- Aqui (http://ahmia.fi/cache/ekwreugkil5ncyyh/) segue uma lista de links interessantes na Deep Web.

OBS: Nunca descuide com a sua segurança!!!! Não faça downloads de arquivos grandes (mesmo usando o Tor) pois a probabilidade de capturarem seu IP é grande.

PUBLICIDADE

Clique Aqui

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+. Se você usa ORKUT, nós também estamos lá, inclusive no IDENTI.CA e Linkedin.

  • Pedrinho

    Usando um Mac pegar vírus ou te rastearem é bem mais dificil.eu ja desci mais fiz tratamento piscicologico por 3 anos

  • hcfox

    eu ja perdi uma marquina mais nao conssigo mais fika longe da deep weeb vc nunca mais vai ser o mesmo depois q entra …sua mente nunca mais vai ser a mesma.

  • Nanda

    Queria saber se é mesmo seguro!Mesmo se eu usar o tor browser!Estou baixando ele mas estou com medo de hackers!Sou muito curiosa e queria saber se é seguro mesmo!?Eu tenho um notbook e ele tem ant-virus,é o suficiente?Por favor me responda imediatamente,pois estou muito curiosa

  • Andre

    “Nunca descuide com a sua segurança!!!! Não faça downloads de arquivos grandes (mesmo usando o Tor) pois a probabilidade de capturarem seu IP é grande.”

    Grande merda capturar o IP. Se a pessoa não está roubando, nem comprando drogas, nem tentando matar alguém, estuprar, vai ter medo de quê? Pode pegar o IP à vontade.

    • Vinícius Vieira

      Olá André!

      Creio que você não entendeu o recado. Não estou falando sobre entidades governamentais monitorarem seu acesso e sim sobre pessoas maliciosas (as quais está repleta a Deep Web) que possam atacar sua máquina para fins diversos, como criar um botnet, capturar dados confidenciais e etc.

      Agora se você acha o contrário, deixe que “peguem seu IP à vontade”…. hehehehe

  • andré

    Eu não tinha conhecimento da existência dessa parte da web, vou seguir o passo a passo e conferir pra ver se é realmente isso que falam é real ou não.

  • Pingback: Instalando o Tor Browser 2.3.25-1 no seu Ubuntu (navegação anônima) | Blog Seja Livre

  • mel

    me passem por email como faço pra chegar nas camadas do deep web,bjos mel…

  • Marcos S.

    J. Neto, por que se vc entrar pelo google, é claro que seu IP vai ser rastreado, baixa um programa chamado TOR, ae vc pode entrar na onion e nas de mais camadas, eu fui até a 3ª camada, e cara, nao é nada bom olhar aquilo, bom, eu fui ate a 3ª camada por que sou muito curioso, eu entrei pelo windows 8, e acabo corrompendo ele por que eu entrava direto, a 3ª camada sao as do estrupadores e dos pedofilos e por ae vai, a 8ª camada ja é mais coisa sobrenatural, como satanismo e canibalismo, se quiser entrar, entre, mais nao vá clicando em td que vc ver ok, tem muitos links com viruz e o que é pior, tem muitos links vigiados, como os dos assasscinos e dos mercenarios. veja tutoriais no youtube pra vc aprender mais coisas, eu aidna entro, mais nao passo mais da 3ª camada, por que tem muita coisa ruim e perigosa.

  • Frank Suiço

    Ow amigo J. Neto, claro que vc não conseguiu acessar a Deep Web pelo que vc falou ai no post.

    Você precisa baixar o programa Tor, pois só ele consegue quebrar arquivos criptografados que estão na Deep.
    vc tem o programa baixado ???
    c vc tiver o programa, quando vc acessa o link ele (programa) está ligado???
    Se simplesmente vc copiar o link e colar no motor de busca como o google, ask, etc. ele não vai achar nunca.
    Outra coisa, c vc conseguir entrar na Deep, todo cuidado é pouco. Por lá estão as mentes mais doentias do mundo e obviamente muitas mentes “brilhantes” como hackers, crackers, e alunos de renomadas faculdades do mundo expondo seus trabalhos entre eles sem que “curiosos” fiquem bisbilhotando, e se eles conseguirem pegar o seu IP, as intenções são sempre essas: vão desde infectar sua maquina com vírus dificeis de serem captados até explodirem sua maquina sem sequer sair do lugar de onde estão, além de poderem “matar” sua placa mãe excluindo os Bios que existe nela.
    De uma atenção ao que o Lex Aleksandre (esse que comentou mais acima) postou ai, só ali eu já vi que tem várias dicas que são realmente úteis. Dê uma olhada tambem no post do Bruno Vitorio (também acima) o que ele falou é outra dica importante para se “esconder” melhor.
    Em suma é isso, baixe o tor (de preferência já configurado) e um bom antivírus. Lembre-se de outra coisa quando estiver por lá. Se vc tem acesso a policia também tem, então muita atenção com algumas porcarias que existem na Deep como sites de vendas de drogas e de pedofilia, de armas e etc, pois a maioria deste são monitorados 24h pelos Federais e se eles conseguirem, também, capturar seu IP, já era, provavelmente vc vair ser preso. Fica a dica para quem não quer ter a policia batendo na porta de casa. Boa Sorte e muuuuuito cuidado com os doentes!!!!!!!
    Outra coisa, não me vá estender essas merdas que esses duentes fazem em colaborar com a pedofilia, c eu souber disso, eu mesmo rastreio o seu IP e frito sua maquina. Vlw aee moçada

  • Alef

    eu entro na deep todos os dias

  • Fernando Machado

    Bastante esclarecedora a sua matéria (citando a fonte é claro) sobre a Deep Web. Parabéns!

  • http://Paulotop.igg.com P.CesarJ

    Meu Amigo estou coletando informações sobre a “Deep Web”. Já pesquisei vários site da superficie da internet, coletando informações. Mas tudo que encontrei faz parte de uma corrente gerada pela ligações de sites que temos acesso livremente. O que eu procuro é uma forma segura e avançada para poder ter um melhor acesso a “Deep Web”. Agradeço se poderem me passar mais informações. Aproposito seu Topico ficou otimo.

  • saddam

    Legal, vou acessar usando o windows 98.

  • Pingback: Conheça a Deep Web – O lado obscuro e secreto da Internet | Blog.HospedandoSites.com.br

  • http://jamendoim.wordpress.com J. Neto

    Ei cara, legal o artigo. Sempre ouvi falarem da deep web, mas nunca me aprofundei no assunto, então ficava boiando.

    Duas coisas: 1) Não consegui acessar esse link da camada Onion; 2) O google falou que “eu” estava mandando queries automatizadas para o seu server, então não conseguia fazer nada…