Como ser um programador melhor?

Share

Bons programadores escrevem bons códigos. E bons códigos não surgem do nada ou por sorte. É preciso trabalhar com dedicação e inteligência e saber o que você está fazendo, além de investir tempo e esforço em seu trabalho. Também é necessário ter alguns conhecimentos básicos sobre codificação, conhecer as melhores práticas de programação e ter o comportamento adequado no ambiente de trabalho para que ele não se torne uma tarefa árdua e difícil.

Foi pensando em tudo isso que o autor Pete Goodliffe reuniu no livro “Como ser um programador melhor”, publicado no Brasil pela Novatec Editora, tudo o que aprendeu em seus 15 anos de carreira sobre como lidar com códigos, conhecer bem os negócios e melhorar seu desempenho no trabalho. O conteúdo é útil tanto para desenvolvedores experientes como para profissionais novatos e estudantes.

“Como ser um programador melhor” possui dicas divididas em cinco categorias:

  • Técnicas de codificação para compor linhas de código, testar, depurar e lidar com a complexidade.
  • Práticas, abordagens e atitudes para manter a simplicidade, trabalhar bem em equipe e reutilizar e criar códigos maleáveis.
  • Táticas para aprender de maneira eficiente, comportar-se de modo ético, encontrar desafios e evitar a estagnação.
  • Maneiras práticas de completar tarefas: as ferramentas certas, qual é a aparência de “pronto” e procurar ajuda dos colegas
  • Hábitos para trabalhar bem com outras pessoas e encarar o desenvolvimento como uma atividade social.

Sobre o autor

Pete Goodliffe é programador, colunista que escreve sobre desenvolvimento de software, músico e autor. Ele jamais permanece no mesmo ponto da cadeia alimentar de software. Pete é autor de uma coluna chamada “Becoming a Better Programmer” (Como ser um programador melhor) para uma revista, colaborou com vários livros sobre desenvolvimento de software e dá palestras regularmente sobre esse assunto.

“Este livro alimentará a sua paixão pela arte e pela ciência da programação. Pete entende que um bom software é resultado de boas pessoas fazendo o seu melhor trabalho.”– Lisa Crispin, autora de Agile Testing: A Practical Guide for Testers and Agile Teams

unnamed

Clique aqui e adquira este livro com 20% de desconto especial, usando o cupom SEJALIVRE

Imagem: via Shutterstock

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.