Como instalar a última versão do Flash Player no Chromium

Chromium Flash Pepper
Share
banner

Estes dias nós comentamos aqui sobre as diferenças do Google Chrome e do Google Chromium, num post que aborda a instalação da última versão do Chromium no Ubuntu.

Como não poderia deixar de acontecer, a galera abordou nos comentários sobre o suporte a flash do Chromium, o qual ainda não usa a última versão disponível do plugin do Flash Player para Linux. 

Bom, de forma prática, realmente o Chromium não tem este suporte a esta versão do Flash, porém nós podemos habilitá-lo. Antes de mais nada, quero salientar que esta solução é uma “gambiarra”, ou seja, é uma solução que apesar de funcionar, dá trabalho e deve ser feita com muita calma e atenção. Vamos lá, você consegue (rs)!!

O primeiro passo é instalar a última versão do Chromium aqui. Depois vamos baixar a última versão do Google Chrome. Isso mesmo, precisamos baixá-lo para utilizar alguns arquivos dele no Chromium. (baixe a última versão do Chrome aqui)

Após o download, abra o terminal e digite os seguintes comandos (NÃO INSTALE O CHROME):

cd Downloads/

sudo ar xo google*.deb

Ok. Com o comando ar nós extraímos o pacote .deb sem instalá-lo. Deste pacote foram extraídos os seguintes diretórios:

Agora vamos extrair o arquivo data.tar.lzma, escolhendo uma das seguintes formas abaixo:

sudo tar –lzma -xvf data.tar.lzma

ou

sudo unxz data.tar.lzma

sudo tar -xvf data.tar

Agora vamos navegar até o diretório /home/usuario/Downloads/opt/google/chrome/PepperFlash e copiar seu conteúdo para /usr/lib/PepperFlash

cd ~/Downloads/opt/google/chrome/PepperFlash

sudo mkdir /usr/lib/PepperFlash

cp libpepflashplayer.so  manifest.json /usr/lib/PepperFlash

Agora vamos abrir o arquivo manifest.json e copiar a versão do Chromium que instalamos:

sudo gedit manifest.json

Agora vamos rodar o Chromium com o seguinte comando (no campo version, coloque o número que anotamos no passo anterior):

chromium-browser –ppapi-flash-path=/usr/lib/PepperFlash/libpepflashplayer.so –ppapi-flash-version=11.3.31.109

Após abrir seu Chromium, digite na barra de endereços chrome://plugins e você verá uma tela parecida com essa (se fez tudo certo)

Bom, o ruim desta solução é que toda vez que você quiser rodar o Chromium com a última versão do Flash, terá que executar o comando acima… uma solução mais rápida seria criar um script para executar o Chromium com o Flash:

cd /home

gedit chromium_flash.sh

Agora coloque no conteúdo do arquivo que acabou de criar o comando que citamos

Agora dê a permissão de execução para o script que criamos

chmod +x chromium_flash.sh

E, quando quiser abrir seu Chromium com a última versão do Flash, rode o script: clicando nele duas vezes ou com o comando abaixo:

./chromium_flash.sh

E ai, vale a pena fazer isso tudo pra usar o Flash no Chromium?

PUBLICIDADE


Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+. Se você usa ORKUT, nós também estamos lá, inclusive no IDENTI.CA e Linkedin.