Chamada de trabalhos para a CloudConf 2012

Vinícius Vieira 04/05/2012 0
Chamada de trabalhos para a CloudConf 2012
Share

bannerA Linux New Media, líder mundial no segmento de publicações e eventos sobre tecnologias Open Source, anuncia o lançamento da CloudConf LatAm 2012, principal conferência de tecnologia e negócios, que fornece um espaço singular de colaboração e capacitação em todos os temas relativos à Cloud Computing.

A computação em nuvem chegou para ficar. A busca pela obtenção de processamento sob demanda é uma aspiração tecnológica que remonta à década de 60, quando a IBM ainda a chamava de Utility Computing. De lá para cá, a evolução das tecnologias de rede, de desenvolvimento de hardware e, finalmente, de virtualização, criaram o ecossistema que transformou esse objeto de desejo em rea­lidade.

Segundo pesquisa da Internet Data Corporation (IDC) realizada em meados de 2011 com mais de três centenas de executivos de TI de todo o mundo, 98% deles declarou que não se trata de uma moda, mas de um novo modelo de negócios e de fornecimento de serviços. Tanto isso é verdade que, mais ou menos à mesma época, a consultoria Gartner divulgou estudo em que apontou que a principal prioridade para o diretor de tecnologia brasileiro é a computação em nuvem. Estudos mais recentes indicam que o faturamento proveniente da oferta de serviços de computação em nuvem pode chegar a US$ 1,1 trilhão até 2015. Somente no Brasil, essa oferta deverá garantir – somente em 2012 – a criação de nada menos que 85.000 novos empregos, segundo dados publicados pela IDC, cujo levantamento indica a criação de 14 milhões de novas vagas em todo o mundo nos próximos três anos.

Todo esse movimento de geração de empregos devido às ofertas de Cloud Computing tem uma razão simples: a demanda por essas ofertas disparou. Entretanto, se de um lado, o mercado está ávido por esse tipo de tecnologia, de outro os gestores de TI enfrentam diversos dilemas quando procuram fornecedores de serviços na nuvem. Por conta disso, dos mais de 80% de empresas que já reconhecem a computação em nuvem como modelo de migração de aplicativos, apenas 12% já implementaram efetivamente soluções em cloud, ainda de acordo com a IDC.

Entre as principais preocupações dos gestores de TI em relação à oferta de soluções em nuvem, estão a segurança das informações, o custo de migração, a indisponibilidade e a dependência da rede, a escassez de mão de obra e a (falta de) regulamentação das ofertas. Segundo Cassio Dreyfuss, vice-presidente do Gartner, muitos CIOs “enxergam computação na nuvem como um problema, quando ela pode ser a solução e a possibilidade de eles se aproximarem mais do negócio-fim da sua empresa”.

Assim, o panorama que temos hoje no mundo é o de um mercado com alta demanda por esse tipo de solução, mas ao mesmo tempo povoado por diversos mitos e problemas nas ofertas existentes. No Brasil, a questão da qualidade da conexão à Internet é um problema a mais a ser computado na hora da decisão de adotar ou não a tecnologia. Mas o advento de cada vez mais aplicativos na nuvem está impulsionando o mercado na direção de uma adoção mais disseminada, segundo pesquisa global divulgada recentemente pela HP.

A CloudConf LatAm 2012 é o fórum em que todas essas questões podem ser abordadas detalhadamente. Alinhado às necessidades do mercado, considerando as demandas por informações consolidadas sobre os diversos temas relacionados à computação em nuvem, o conteúdo do evento abrangerá uma grande gama de tópicos, com o objetivo de dirimir as dúvidas e extinguir os mitos que ainda povoam o imaginário do gestor de tecnologia, fornecendo a CIOs e profissionais de TI um panorama claro do conjunto de tecnologias que formam o arcabouço da Cloud Computing:

  • Panorama sobre as tecnologias utilizadas na construção de infraestrutura de computação em nuvem, compreendendo seus diversos modelos e tipos de serviços, tais como Software como Serviço (SaaS), Plataforma como Serviço (PaaS), Infraestrutura como Serviço (IaaS) etc.;
  • Principais modelos de tecnologia cloud atualmente em voga no mercado, tais como: privada, pública, híbrida, discorrendo sobre suas características, vantagens e desvantagens, tanto da perspectiva do negócio quanto da perspectiva de tecnologia;
  • Projetos e estratégias para migração de aplicativos para ambientes de computação em nuvem;
  • Arquiteturas de nuvens privadas, públicas e híbridas;
  • Aspectos de segurança da informação presentes em cada modelo de cloud;
  • Análise de benefícios/problemas e do Retorno de Investimentos (ROI) resultantes da adoção ou implementação de computação em nuvem, em suas diversas modalidades e topologias;
  • Metodologias e processos para a escolha mais adequada da modalidade de tecnologia em nuvem para cada necessidade;
  • Impacto do uso da computação em nuvem no gerenciamento dos serviços de TI;
  • Segurança legal, compliance, governança, riscos à privacidade, e problemas associados à implementação de sistemas em nuvem (“Quem tem acesso aos meus dados?”, análise de SLA, legislação vigente etc.).

Chamada de trabalhos (Call for papers)

Se você é um líder técnico, corporativo, legal ou ainda um agente de mudança sobre o tema na sua organização, gosta de falar em público e tem interesse em submeter um tema para apresentar na conferência, não perca tempo: escolha um assunto que seja da sua competência e participe! O prazo para enviar as submissões termina em 31/05/2012.

Algumas sugestões de tópicos* para apresentação na CloudConf:

- Segurança e conectividade na nuvem
– Cloud pública e cloud privada
– Projetos de migração
– Governança e gestão de infraestrutura
– Compliance e aspectos legais
– Regulamentação e padronização
– Cases de sucesso
*Outros temas relacionados também são bem vindos!

Formatos e tempo limite:

- Palestras de 45 minutos
– Debates de 45 minutos
– Mesa de debate (BoFs) de aproximadamente 1 hora
– Tutoriais técnicos de 2 horas

Dicas para uma apresentação de sucesso:

- Público-alvo. Saiba a quem você está se dirigindo: sua apresentação é para leigos no assunto, técnicos com experiência em cloud ou CTOs?
– Atenção com a relevância. Seja específico e “direto ao ponto”, evitando fazer rodeios sobre o tema proposto.
– Cativar é importante. Procure pensar em uma forma atraente de abordar o tema da sua palestra, e que atraia o público presente ao que mais importa no momento, ou seja, a sua apresentação.

Quer saber mais sobre o evento? Acesse: http://www.cloudconf.com.br/
Leia os requisitos no site e submeta seu tema: http://www.cloudconf.com.br/cfp.php

PUBLICIDADE


Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+. Se você usa ORKUT, nós também estamos lá, inclusive no IDENTI.CA e Linkedin.