Brasil se destaca no cenário internacional do Software Livre

ovnivfx
Share
banner

Essa afirmação não é novidade pra ninguém. Quer um exemplo? O Fórum Internacional do Software Livre (FISL), que aconteceu na semana passada em Porto Alegre e que infelizmente esse ano eu não pude ir :( , ocorre anualmente SÓ no Brasil.

Porém mesmo antes do FISL, o Brasil sempre foi celeiro de iniciativas bem interessantes e produtivas a nível do Software Livre, como por exemplo o Kurumin do Carlos Morimoto, o Expresso Livre da Selepar, o SARG, o famoso gerador de relatórios de acessos para Proxy SQUID, que é do Pedro Lineu Orso, o Synaptic, que foi escrito por Alfredo Kojima, o OSSEC, o melhor HIDS da atualidade (pra mim pelo menos) e tantos outros que você pode conferir neste link.

E como todo ano, é na semana do FISL que os olhos do mundo, no que diz respeito a Software Livre, se voltam pro Brasil. O site OMG!Ubuntu, um dos maiores portais sobre Ubuntu da internet, publicou um vídeo sobre o Ubuntu para Android que foi feito no FISL por um brasileiro, o nosso parceiro Ubuntero, onde um funcionário da Canonical mostra a ferramenta em ação e comenta sobre as novidades que estão por vir.

Clique aqui para assistir o vídeo no www.ubuntero.com.br

E não foi só isso, a empresa Ovni VFX, que é especializada em serviços de finalização e pós produção em 3D utilizando Software Livre e estará no V GNUGRAF, também foi citada pelo OMG!Ubuntu sobre um vídeo que a empresa publicou no Vimeo, onde mostra as diversas propagandas que a empresa fez utilizando o Blender, um Software de edição 3D totalmente livre e open source. Neste vídeo você verá propagandas de empresas como a Brahma, Vivo, Fiat e outras que tiveram suas propagandas criadas com Software Livre.

PUBLICIDADE


Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+. Se você usa ORKUT, nós também estamos lá, inclusive no IDENTI.CA e Linkedin.

Sobre o Autor

Blogueiro, fundador do Blog Seja Livre, Nerd inveterado, louco por Linux e músico nas horas vagas. Atualmente é o Editor Chefe, Consultor de SEO e Webdesign do Seja Livre, e possui algumas certificações em Linux e Administração de Redes. É usuário Ubuntu e membro do LoCo Team Ubuntu-BR-SP e da Comunidade Ubuntu-BR.

  • http://Seusite... Cálcio

    Eu vou ao GNUGRAF desde 2010, sempre tem coisa boa. A empresa Ovni VFX estando lá, será +1 prova cabal que SL no mundo gráfico é possível e rentável.

  • http://gplus.to/hiper4tivo Hiper4tivo

    Mas realmente esses comerciais foram feitos somente usando software livre, ou apenas a parte de 3D?

    A edição do vídeo e os efeitos também?

  • http://fellowpalm.wordpress.com Emanuel Campos

    Nosso país pode não estar sendo um dos melhores nas olimpíadas, mas no que tange às iniciativas pessoais e associações espontâneas de pessoas, como são características do software livre brasileiro e seus usuários, estamos muito bem. Orgulho de fazer parte desse processo! Excelente nota!

  • http://gplus.to/heraldoluciano Heraldo Luciano

    Vamos incluis os sistemas de gestão empresarial nesta lista…
    O FreedomERP (www.freedom.org.br), projeto no qual estou envolvido e o Stoq (www.stoq.com.br)