Blizzard confirma suporte a Linux para o Diablo III

Game Diablo III rodando no Wine 1.5.4 em um Debian 6 "Squeze"
Share
banner

Muitos usuários Linux reclamaram nos últimos dias que as suas contas foram bloqueadas porque eles estão usando o Wine para o Diablo III.

fórum oficial do game, assim como diversos outros fóruns da Blizzard só falavam deste assunto, e a própria Blizzard se viu na obrigação de “acalmar seus clientes”.

Muitos falsos positivos foram levantados nos últimos dias, incluindo usuários que alegaram que suas contas foram bloqueadas injustamente por usarem Linux para rodar o game Diablo III. Nós verificamos e não encontramos quaisquer situações que possam confirmar estas informações, e também descobrimos que as circunstâncias que levaram aos bloqueios das contas foram casos isolados e específicos.
Em outras palavras, apesar da Blizzard não fornecer suporte oficial do game para Linux, ela não bloqueou contas de usuários por rodarem o game no Linux, via Wine.

Essa é uma prática muito comum entre usuários Linux que não querem usar o Windows só para rodarem seus games preferidos. Se a Blizzard está falando a verdade ou não ainda não sabemos, tendo em vista que a empresa tem uma política de não divulgar informações sobre a conduta de seus usuários.

Muitas empresas, não só as de games, não concordam e nem incentivam o uso do Wine ou outra aplicação para rodar softwares proprietários do Windows em plataformas livres, como as distribuições Linux.

Game Diablo III rodando no Wine 1.5.4 em um Debian 6 “Squeze”

PUBLICIDADE


Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+. Se você usa ORKUT, nós também estamos lá, inclusive no IDENTI.CA e Linkedin.

Sobre o Autor

Blogueiro, fundador do Blog Seja Livre, Nerd inveterado, louco por Linux e músico nas horas vagas. Atualmente é o Editor Chefe, Consultor de SEO e Webdesign do Seja Livre, e possui algumas certificações em Linux e Administração de Redes. É usuário Ubuntu e membro do LoCo Team Ubuntu-BR-SP e da Comunidade Ubuntu-BR.

  • Vinícius Vieira

    Bom, eu posso não ter sido muito feliz na escolha do título da matéria, porém o que quis dizer é que a Blizzard não bloqueou conta de usuários que rodavam o game via Wine, no Linux.
    Com relação ao suporte, realmente o Diablo III não está disponível oficialmente para Linux, porém no forum oficial do game existem diversos tópicos sobre o “suporte ao Linux”, onde usuários Linux são direcionados a rodar o game via Wine ou PlayOnLinux, e ainda são encorajados a serem beta-testers de possíveis versões dos games da Blizzard para Linux.

    Este link exemplifica em partes o que falei: http://us.battle.net/d3/en/forum/topic/3229383390

  • http://Seusite... Facundo

    Concordo com o Michel, acho que a matéria aborda a falta de notícias com um assunto de bastante interesse.

  • http://twitter.com/RudineiTi Rudinei

    Onde está a parte que confirma suporte à Linux?
    Rodar um aplicativo no Wine não significa que tem suporte para Linux.

  • http://mrnet.in Michel Wilhelm

    Onde está a parte que confirma suporte à Linux?
    Suportar linux = rodar nativamente e oficialmente baseado em anúncio da produtora