Android, iPhone ou Windows Phone? Qual escolher na hora de comprar um smartphone?

iPhone-vs-WP7-vs-Android
Share
banner

Como leitor assíduo do Blog SejaLivre resolvi falar um pouco sobre á minha experiência como usuário das plataformas Android, iOS e o bendito cujo Windows Phone 7 (atual 7.5). Sempre fui um fã de tecnologia, e sempre acreditei que os diversos aparelhos podem facilitar nossas vidas, razão pela qual sempre invisto nessas pequenas maravilhas.

Trabalho como Analista de Suporte em grupo ao qual temos uma ramificação em Publicidade (toda estrutura da Apple), Pretação de serviços (Parte da estrutura em Linux, outra parte em Windows, nesta temos uma variedade de aparelhos android e alguns windows phones), portanto tenho uma relativa experiência com Mac OS, iOS, Linux/Android e Windows faz alguns anos.

Quero compartilhar a minha experiência de uso não como expert, mas como usuário final desses produto.

Farei uma pequena prévia do iOS/iPhone, Android/Galaxy X e Windows Phone 7/Lumia 800 que são os aparelhos ao qual faço uso diariamente.

iOS/iPhone: Já é um assunto literalmente saturado, mas em evidência sempre.

O mundo Apple funciona perfeitamente na sua atmosfera, ou seja, se você é dono de um iMac, Macbook, iPad, iPhone, Apple TV  e tem um iPod, maravilha, você é um ser humano felicíssimo, mesmo que vulgarmente titulado de FanBoy da maçã. E aí o iTunes deixa de ser um software chato, inconveniente e passa a assumir um papel importantíssimo em sua vida com uma integração fantásticas entres esses dispositivos. As limitações impostas pela Apple deixam de serem vistas como barreiras e assumem um papel de segurança adicional ao seus iCoisas.

Mas convenhamos que nem todo mundo tem $$ o suficiente para adquirir tantas iCoisas.

Android 4.0/Galaxy X: É alvo de criticas, dizem eu copiam tudo da Apple, que todos os dias surge um vírus para o android, enfim, tem muita gente que fala mal.

Falem mal ou falem bem, na minha opinião é o sistema mais completo e por isso o melhor que já utilizei em um dispositivo móvel.

A alguns meses sendo proprietário de um Galaxy X com Android puro, versão 4, digo que tenho imenso orgulho de ser proprietário desse smartphonezão. Meu objetivo não é analisar hardware e sim os sistemas móveis mais em evidencia no momento.

Android 4.0 simplesmente é perfeito e não é pelo mérito do reconhecimento facial e nem por tecnologias que não estão em nosso cotidiano (me refiro ao Brasil), como NFC e 4G.

Com o Ice Cream Sandwich vi de perto a evolução do Google em construir um sistema operacional móvel que pudesse funcionar em telefones e tablets e também tornar o Android ainda mais atraente e intuitivo. Mas o iOS já era assim! Ótimo, o android agora também é. Não considero uma cópia, mas uma evolução natural das coisas.

Liberdade, está aqui a grande jogada do Android. O dia que desenvolverem um iTunes da vida para o android e que eu for obrigado a usar, eu peço para morrer. Nada melhor do que plugar seu smartphone em qualquer computador ou pela internet mesmo baixar músicas, vídeos, podcasts, fotos, arquivos diversos diretamente nele e executá-los ou compartilha-los sem necessidade de um iTunes ou Zune da vida. Personalização, adoro isso, deixa-lo com a minha cara. Há quem não goste e prefira a interface 2007 do iOS. Blocos dinâmicos do WP7 são inovadores, ok, concordo, daqui a 5 meses dirá o mesmo? Gosto ninguém discuti e respeitemos a vontade de cada um. Bluetooth e NFC, claro que adoro trocar uma foto, música, .doc da vida com um amigo no corredor do trabalho, no happy hour ou onde for.

Mas o android só vende mais porque tem muito mais fabricantes de aparelhos e versões no mercado! Que bom por isso (pelos muitos hardwares a venda), na questão de várias versões, isso já complica um pouco em fragmentação, o que pode “transtornar” a vida e proprietários de aparelhos antigos. Um “VIVA” ao Android 4.0 e o fim da fragmentação do sistema.

Vírus? Ohhhhhh, gozado, nunca sofri essa ameaça e nem se quer uso um anti-vírus. Cada um é ciente do que faz.

Nuvem:

O icloud é ótimo para os donos de iCoisas, tenho um iPhone 4s (tento fazer a siri entender meu inglês algumas vezes para me divertir) e um iPad, me divirto bastante com eles e tenho um backup de tudo na nuvem da Apple, mas quando veio do Google Drive, foi paixão a primeira vista. Não faço um milhão de coisas a mais nuvem do Google em relação a da Apple, mas muito, muito mais coisas sim eu faço. O skydrive também é excelente e até o uso no Android. No WP7 não vi uma integração tão eficiente assim.

Windows Phone 7/Nokia Lumia 800: Para um sistema que novo, praticamente construído do ZERO, esperava muito mais do que blocos dinâmicos na tela do aparelho. Pelo menos um sistema equiparado ao Android e iOS, mas não, lançaram algo totalmente pobre. Dois dias usando o WP7 em um Lumia 800, encontrei uma porrada de falhas.

O sistema é novo, ok! Só perdoo o fato da marketplace ter relativamente poucos aplicativos ainda, mas isso é natural. Agora lançar um sistema cheio de falhas, nessa altura do campeonato com Android no topo da evolução e um iOS pra lá de eficiente? Foi mancada pura. Se existe alguma estratégia por trás disso, só lamento, usuário final não quer estratégias e sim funcionalidades. Garanto que pouquíssimos ganharam um, pelo contrário, pagaram e caro por ele.

Porque o Windows Phone me decepcionou:

NÃO ATUALIZAR PARA O WINDOWS 8. Vender um aparelho por R$1399,00 e que já virá defasado é enganar o consumidor. Para os que já compraram só resta o sentimento de revolta, afinal não tem um ano de lançamento do sistema. E não adianta falar em atualização para 7.8. Para usuário leigo WP7.8 não é WP8 para os Geeks é evidente que WP7.5 é uma plataforma já obsoleta e que o kernel do WP8 é totalmente reconstruído.

O que identifiquei de errado em dois dias usando o WP7.
1 – Notificações
Leio um e-mail e quando volto a home principal é como se tivesse lido todos, resultado: deixo de responder vários e-mails por falha na noticação. O mesmo acontece com SMS.
2 – Notificações Whatsapp é um sonho, não realidade.
3 – Não dá para usar o GPS com a tela bloqueada, coisa que no android dá e ouvindo musica ainda.
4 – Central de e-mails é muito confusa.
5 – Contatos? o HUB é legal, mas na hora de fazer uma ligação rápida, é um fim de carreira. Grupos? OK! Só posso adicionar 20 contatos, sendo que tenho mais de 50 importantes.
6 – Compartilhamento de internet (função hotspot), nem de longe.
7 – Bluetooth limitado, nem meu phone bluetooth da própria nokia ele reconhece. Até meu iphone super restrito reconheceu e funcionou.
8 – Barra de informações não fixada na tela, ou seja, se estou no wi-fi, posso cair no 3G e ter surpresas no fim do mês, não vejo o nível da bateria e nem a intensidade de sinal do aparelho.
9 – Bateria sem porcentagem.
10 – O Zune, me desculpem se exagerei, mas o achei um lixo. Tentaram imitar o iTunes? Então erraram e feio. Palmas para o Android por isso.
11 – Não dá para anexar mais de uma foto no compartilhamento via e-mail.

Se detectei isso em dois dias é de se esperar mais falhas nos próximos.

Concluo que sou muito mais livre com Android, SEJA LIVRE você também.

Att

Fabio Rocha

PUBLICIDADE


Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+. Se você usa ORKUT, nós também estamos lá, inclusive no IDENTI.CA e Linkedin.

Sobre o Autor

Este artigo foi enviado por um de nossos leitores. Se você quer ter algum artigo seu publicado aqui no Blog Seja Livre, envie-nos um email para contato@sejalivre.org e teremos o maior prazer em publicá-lo. Talvez esta seja a sua oportunidade de se tornar conhecido na web!

  • Anabela Teixeira

    o q acham do samsung s4 mini?!

  • Celestino

    Venho do Android e a um mês comprei o lumia 710, não me arrependo de ter trocado…

  • Luís Monteiro

    Em que mundo vc vive?
    Uso wp desde que lançou e discordo totalmente
    deste seu fanatismo por androide, pois se vc curti ele blz, te faz bem ótimo, mas não fale o que não
    sabe, esta tentando enganar quem? E por que?

  • http://Seusite... Thyago Harpper

    Muito Obrigado! Eu tava indeciso entre o Nokia Lumia 800 e o iPhone 4S. E vc me ajudou a resolver. Entao quer dizer que o Lumia só tem beleza? Que vergonha Nokia e M$!!!