Algumas funcionalidades do Windows 8 que foram copiadas do mundo Linux

windows vs linux
Share
banner

Como já dizia o filósofo: “na vida tudo se copia, nada se cria”…. e se na vida é dessa maneira não seria diferente no mundo dos consagrados Sistemas Operacionais.

Eu como usuário dos dois OS, senti uma certa semelhança entre algumas funcionalidades do UBUNTU/UNITY e do Windows 8, e é sobre esse assunto que vamos falar hoje.

Observe bem as próximas imagens:

Ubuntu

Ubuntu

Windows 8

Windows 8

Qualquer semelhança não é mera coincidência, ao que parece a MS copiou ou melhor dizendo pegou emprestado o sistema de notificações do Ubuntu e a implementou em seu sistema, mas sem perder o jeito Windows de ser.

Agora olhem as imagens abaixo com bastante atenção:

lista-de-aplicativos-metro              757b18337f160c6d05608739eba3f701gnome3-workspaces

Notaram uma certa semelhança entre as duas imagens? Bem ai é o seguinte, a MS pegou emprestado o sistema workspaces do Gnome 3: o workspaces e um sistema que mostra todas as áreas de trabalhos abertas na seção. A MS, pra desfaçar, implementou o sistema de uma forma diferente em seu SO, onde ficava os review dos desktops passaram a ser os aplicativos metro que estava abertos.

Outro recurso que parece ser copiado do linux é o “copiar, mover e renomear”. Alguns dos recursos encontrados nesse novo dialogo do Windows 8 já estavam presentes no gerenciadores Dolphin e Nautilus, do Linux:

WinLin-01-290

 

Eu sempre digo que não se desenvolvem conceitos novos, pois demandaria mais tempo de desenvolvimento e também um certo tempo de aprendizagem do usuário, sem falar que é bem mais fácil vender um produto já difundido do que criar novos recursos do zero.

Aguarde nosso próximo post, que será sobre os recursos copiados do Mac OSx e do Windows que foram implementados no Linux.

E você, conhece mais alguma coisa que foi copiada do Linux no Windows?

 

PUBLICIDADE


Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.

Sobre o Autor

Estudante, apaixonado por tecnologia, Ama o Linux (SUSE), mas sempre defende o Windows, Também é editor e designer apaixonado por vetorização. se diverte bastante com brigas entre usuários do Ubuntu e do Debian.

  • Hildoberto B. Dutra

    O problema não é a cópia em si… Nós que usamos software livre apoiamos o compartilhamento de conhecimento, mas quando a cópia é feita e apresentada como um produto próprio desenvolvido/criado pelos seus próprios funcionários é que inicia o problema. Podemos copiar o todo ou em parte mas não deveríamos nos reportar aos criadores? Não é este o real conceito do compartilhamento, ou seja, se encontramos algo e copiamos ou mesmo melhoramos não temos a obrigação de retornar esta melhoria à comunidade? Pois é, vá, entrem em contato com a Microsoft e pergunte quem foi que criou estas cópias visuais das aplicações Linux… Eles fazem isto desde sempre… Ou ninguém lembra da similaridade do KDE com sua cópia visual: Win95?

  • Eliton Luiz

    Eu curti essas semelhanças entre o windows 8 e ubutnu (unity). Tipo eu sempre transito entre esses sistemas e sentia falta de uma coisa parecida com o dash do unity.

  • Fernando Henrique Soares

    Tem a pesquisa na web pelo próprio sistema.

  • Carlos Alberto Guglielmelli Vi

    LINUX O MELHOR SISTEMA OPERACIONAL!

    • Leonardo Marinho

      Ixi, aí depende né mestre, afirmar que linux é o melhor é coisa de Xiita, veja bem eu preciso usar Corel Draw, AI, Ps e no linux não roda nenhum deles, somente windows e Mac. Linux é muito bom, mas enquanto as empresas de softwares não olharem para o mundo Linux como olha para o Win e Mac, o Linux será somente para servidores ou programadores, além disso, não vejo nada expressivo, eu honestamente adoraria que isso acontecesse, enquanto isso fico escravo do Win.

      • Carlos Alberto Guglielmelli Vi

        COPIAR NÃO MÉRITO E SIM INCOMPETÊNCIA,NÃO ACHA?POR SER LIVRE, NÃO SIGNIFICA QUE OUTROS POSSAM COPIAR!

        Em 12 de novembro de 2013 08:58, Disqus escreveu:

        • Cálcio Heavy Metal

          A vida inteira a M$ copia e/ou rouba as coisas. Pra piorar, diz que foi ela que criou e fazem seus ingênuos/ignorantes e/ou xiitas usuários acreditar que ela msm criou. Tem uma sacanagem aí do layout do Win9 que é o Unity + HUD + Gnome3 puro.

          • Rick Dos Santos

            Não tem layout do Windows 9, ele ainda nem foi anunciado, a imagem que esta circulando por ai foi feita por um Fã e não tem ligação alguma com a MS!

      • Cálcio Heavy Metal

        Desculpe mas precisa de Corel pra que? InkScape é mt mais completo e leve. O Draw do LibreOffice tb deixa o Corel no chinelo em mts coisas. PS? Na boa o GIMP já está mt maduro e ñ fica atrás do PS. O único problema que no meu ponto de vista só afetaria quem é usuário pro do PS é que o GIMP ñ vem por padrão com os filtros + conhecidos do PS, mas nada que uma pesquisa na comunidade do GIMP para achá-los. Acredito que o Ink poderia subistituir o AI.

        Se der uma pesquisada sobre GIMP erá ver trabalhos mt bem feitos, que se olhar vai dizer q foi feito em PS. Essas ferramentas ñ servem de nada se quem usa não sabe como usá-las.

  • Carlos Alberto Guglielmelli Vi

    WINDOWS 7 É A CARA DO LINUX/DOLPHIN.EXISTE ATÉ UM VÍDEO FEITO NA FRANÇA, MOSTRANDO A CÓPIA FEITA NA CARA DE PAU PELO WINDOWS 7. ISSO FOI NA ÉPOCA QUE O WINDOWS 7 FOI LANÇADO,E JÁ EXISTIA O LINUX/DOLPHIN!

  • Diego Medeiros

    mimimimimimimimimi

  • Henrique Mayer

    Windows copiou do Gnome, que por sua vez copiou do OS X (afinal, é perceptível o esforço deles em copiar tudo o que é bom do ambiente da Apple).
    Mas isso é uma coisa boa, tudo que está evoluindo é implementado por todos, mostra que foi um acerto. Pena que até agora não vi nenhuma coisa parecida com as Activities do KDE em outros ambientes, por mim isso podia ser copiado até pelo Android que seria muito interessante :)

    • João Vitor

      Não seria exatamente uma cópia se o Android utilizaras Activities do
      kde, pois o Android é uma distro baseada em Linux, ou seja, pode assumir
      o ambiente grafico qualquer como o próprio kde, gnome, openbox , flux
      entre outros

  • Helliton Soares Mesquita

    Não é problema a Microsoft está copiando, o problema é que quando a Microsoft inventa algo, ela não deixa ninguém usar, mas ela pode copiar recursos de outro sistema, isto que eu acho errado.

    • Leonardo Marinho

      Essa é a diferença de livre e fechado, a Apple tbm copia coisas do mundo livre, e não deixa ninguém usar, não é errado eles copiarem por isso se chama livre.

  • Pingback: Algumas funcionalidades do Windows 8 que foram copiadas do mundo Linux | ChatSrv()

  • Marco Roque

    Sempre tem essas confusões dos usuários Ubuntu Vs Debian e é engraçado, concordo contigo no quesito falar mal dos sistemas, que um sistema é perfeito e que o outro não presta… Eu toda vida usei os dois sistemas Linux e Windows e sempre procurei tirar o melhor dos dois… Sou apaixonado pelo OpenSuse hoje uso no meu desktop OpenSuse 12.3 64bits show de bola!

    • Rick dos Santos

      É isso que tento passar marcos, aplique seus conhecimentos de TI no OS que melhor te atende! E só lembrando faltam 8 dias para o OpenSuse 13.1

    • Rafael

      Os usuários Debian odeiam o Ubuntu por ser a distribuição Linux muito popular,.. só isso .-.

      • Leandro Laia

        Hehehhe … sabecumé né? Antes era legal porque não era mainstream. :D