A Adobe e o prenúncio da morte do Flash no Linux

Vinícius Vieira 23/02/2012 5
A Adobe e o prenúncio da morte do Flash no Linux
Share

bannerGoogle está trabalhando com a Adobe para manter o Flash Player vivo no Linux. As duas empresas têm trabalhado em conjunto para desenvolver uma única API moderna para hospedar plugins dentro do navegador.

O PPAPI, de codinome ‘Pepper’ tem como objetivo fornecer uma camada entre o plugin e o navegador que abstrai as diferenças entre browser e implementações de sistemas operacionais. O Google vai começar a distribuir este novo Flash Player “Pepper” como parte do Chrome em todas as plataformas, incluindo o Linux, ainda este ano.

Más notícias para o Linux?
O blog da Adobe diz: “Para as versões do Flash Player após a 11.2, o Flash Player Plugin para navegadores em sistemas Linux estará disponível apenas através da API “Pepper” como parte da distribuição do navegador Google Chrome, e deixará de estar disponível para download direto na Adobe. Nós continuaremos a oferecer atualizações de segurança para os plugins não-Pepper até 5 anos após o respectivo lançamento. “

O que isto significa é que não haverá suporte ao Flash para o Linux. Você não será capaz de instalar o Flash no seu Ubuntu, Fedora, Linux Mint, OpenSUSE, e todas as demais distribuições. Se você precisa do Flash, o Google Chrome será a sua única opção.

Curiosamente a Adobe indicou que vai continuar a apoiar os navegadores que utilizam APIs não-Pepper em outras plataformas além do Linux.

Esta declaração torna evidente que a Adobe está planejando descontinuar o suporte do Flash para Linux.

Adobe AIR já foi descontinuado no ano passado para Linux e as possibilidades são de que eles estejam planejando “acabar com o Flash no Linux” são grandes.

Ainda bem que o Google está brigando para manter o suporte do Flash na plataforma Linux através Chrome. Ainda bem mesmo?

 

PUBLICIDADE


Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+. Se você usa ORKUT, nós também estamos lá, inclusive no IDENTI.CA e Linkedin.