6 grandes alternativas ao Ubuntu

Vinícius Vieira 09/05/2012 2
6 grandes alternativas ao Ubuntu
Share

bannerSe você não sabia disso está na hora de aprender: nem tudo o mundo Linux é Ubuntu. Embora a distribuição patrocinada pela Canonical é e tem sido durante anos, a líder no mercado e a primeira a atingir um nível de simplicidade e usabilidade, trazendo a experiência do software livre para usuários do Windows ou Mac, com a chegada do Unity, houve uma ruptura enorme na comunidade Ubuntu.

Ubuntu 10.04 Netbook Remix

O Unity começou como uma interface para netbooks e foi escolhido como shell  por padrão a partir do Ubuntu 11.04. A decisão da Canonical não foi a das mais acertadas e o Unity não conseguiu agregar muitos fãs. Muitos usuários decidiram migrar para outras distribuições, e outros muitos ainda estão indecisos quanto a isso.

Se você ainda está pensando nessa hipótese, segue abaixo uma lista das principais distribuições Linux atualmente (a nível de desktop, é claro) e que irão, com certeza, atender as suas necessidades, assim como o Ubuntu atende.

  • Linux Mint - A distribuição foi a mais beneficiada pelo êxodo de usuários do Ubuntu. Usando GNOME ou o Cinnamon, ela oferece uma experiência de ambiente de trabalho mais tradicional. Se você gostou do Ubuntu antigo com o gerenciamento de janelas que era normal antes de Unity, o Mint é uma opção interessante. Ele é baseado no Debian e Ubuntu.
  • Fedora - Fedora é a distribuição livre da Red Hat que usa o atual GNOME Shell 3 como um ambiente de trabalho por padrão. Ela não é baseada em Debian, então se você está procurando uma alternativa semelhante ao que você estava usando, ela pode não ser a melhor opção, porém é uma distribuição muito boa, com uma comunidade forte e coesa, além de ser uma excelente alternativa ao Ubuntu.
  • Opensuse - É a versão gratuita do SUSE. Ela lhe dá por padrão a opção de escolha entre diferentes ambientes de trabalho: GNOME, KDE, XFCE e LXDE. Pode ser uma opção interessante se você está procurando um software com grande potencial para ser personalizado.
  • Kubuntu - Depois de perder o apoio da Canonical e encontrar um novo patrocinador, a distribuição usa o ambiente KDE. Apesar de não ter o mesmo universo de aplicações que são usados ​​no Ubuntu, é um sistema operacional excelente, com uma aparência  muito moderna.
  • Arch Linux - Se você é um usuário avançado e está em busca de uma distribuição que permite a personalização total, o Arch Linux é o SO para você. No Arch você é que escolhe tudo, desde o ambiente de trabalho até os pacotes presentes no sistema.
  • Debian – O pai do Ubuntu e uma das distribuições mais antigas do mundo Linux. Apesar de ser a distribuição original dos pacotes .deb e dos gerenciadores de pacote apt-get e aptitude

O universo Linux é muito extenso, e as distribuições Linux não se restringem somente a estas citadas acima. O intuito deste artigo foi lhe mostrar as distribuições que mais se assemelham ao Ubuntu em facilidade de usabilidade e integração com o usuário.

Se você conhece alguma outras distro que faltou nesta lista, fique a vontade pra comentar.

Fonte

PUBLICIDADE

Clique Aqui

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+. Se você usa ORKUT, nós também estamos lá, inclusive no IDENTI.CA e Linkedin.

  • http://euresumo.wordpress.com warlock

    Cada dia que passa, vejo o Arch Linux subir o conceito de distribuição no gosto do usuários Linux. :D

    Gostei do conteúdo do artigo. Eu mesmo, apesar de já ser decididamente adepto de duas distros(Arch Linux e Debian), queria ver algo mais à respeito de outras distribuições.

    Bom artigo!
    (Aproveitem pra postar algo dentro do assunto que o nosso amigo hiper4tivo trouxe.

  • http://twitter.com/hiper4tivo @hiper4tivo

    Legal.

    Mas poderia fazer um post sobre as possibilidades de interface gráfica fora do unity.

    Gnome Shell, Cinnamon, KDE, XFCE, LXDE, etc…

    Porque aqueles que gostam do ubuntu e não do unity não precisam necessariamente mudar de distribuição.