06 – Shell Script com Interface Gráfica

Share
banner

Na videoaula de número 6 vamos aprimorar o script que fizemos na videoaula de número 5 sobre “Agende o Desligamento do Linux”. Vamos criar uma pequena e simples interface gráfica.

Adiantando que o método que vamos utilizar pode ser um pouco complicado de se entender para quem nunca programou ou para quem está seguindo as nossas aulas sobre script, porém tentei deixar ela o mais simples possível para que pelo menos possamos criar uma interface para utilizar no dia a dia do nosso script.

Estaremos utilizando um conjunto de bibliotecas para desenvolvimento chamado Zenity. Geralmente ela já vem instalada nas distribuições como Debian, Ubuntu, Mint, Fedora, etc… Caso ela não esteja instalada basta instalar via Terminal com o comando:

 

# apt-get install zenity

# yum install zenity

# dnf install zenity

 

Então vamos lá …

 

PUBLICIDADE


Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.

Sobre o Autor

Um cara de gosta de tecnologia e astronomia. Comecei a me interessar pela área de informatica por motivos de aprendizado e profissionais, quando comprei meu primeiro computador, um Pentium 166. Hoje em dia além de trabalho é um hobby. Tenho formação em Design Gráfico, Hardwares, Redes, Linguagem Java e fuçador em outras linguagens. Sou graduado em Gestão em Tecnologia da Informação. Atualmente sou mantenedor do blog e do canal "Flávio Dicas", onde abordo diversos assuntos relacionados a Linux.